22.9.14

PEDROGÃO-PEQUENO (A HISTÓRIA)

A povoação de Pedrógão Pequeno foi fundada pelo cônsul romano Aulo Cúrcio, 150 anos antes de Cristo. Foi conquistada pelos Mouros a 4 de Agosto de 718 e depois reconquistada por D. Afonso II a 13 de Março de 1216. Pedrógão Pequeno pertenceu à Ordem do Templo e depois foi doado por D. Afonso Henriques à Ordem do Hospital.
Em 1448 D. Afonso V elevou Pedrógão Pequeno à categoria de vila, sob o comando do Priorado Crato. Para a distinguir da vila de Pedrógão Grande, durante alguns séculos foi conhecida como Pedrógão do Crato ou Pedrógão do Priorado.
Pedrógão Pequeno e seu termo pertenciam ao concelho da Sertã, até que D. Vasco de Ataíde, Prior do Crato, deu de emprazamento com toda a jurisdição cível e criminal, rendas e direitos, a Diogo da Silveira. Pouco depois de criado o concelho de Pedrógão Pequeno, Diogo da Silveira conseguiu com que houvesse cadeia, forca e jurisdição cível, o que os moradores da Sertã não levaram a bem, tendo os ditos moradores indo a Pedrógão Pequeno destruir ilegalmente o Pelourinho e a forca, símbolos de autonomia da vila. Para variar, D. Manuel I deu a Pedrógão Pequeno foral a 20 de Outubro de 1513 que não alterou a jurisdição da vila, limitando-se à fixação dos direitos reais.
Depois da concessão do foral a vila mandou construir novo pelourinho que era encimado pela esfera das armas de D. Manuel I. O concelho de Pedrógão Pequeno existiu desde 1448 até 1836, ano em que por Decreto de 9 de Novembro, foi anexado ao concelho de Oleiros a que pertenceu até 27 de Setembro de 1837, data de outro Decreto que desanexou do concelho de Oleiros e o integrou de novo no concelho da Sertã ao qual pertence até aos dias de hoje. Enfim, a Sertã teria razão!

Foto do Convento da Ordem do Crato, onde hoje funciona a Junta de Freguesia e a Orquestra Filarmónica de Pedrógão.

6 comments:

Elvira Carvalho said...

Uma boa lição de história de uma terra que infelizmente não conheço.
Um abraço e uma boa semana

João Menéres said...

Confirmo : Nunca fui a Pedrógão Pequeno.

daga said...

vila atribulada, essa! antiga, com muitos anos de existência e mudanças! (linda foto)

Anonymous said...
This comment has been removed by the author.
Anonymous said...

Eu também nunca fui a Pedrogão Pequeno....

Jorge Pinheiro said...

Temos de ir em excursão...