16.2.15

O MINOTAURO DA EUROPA

Grécia, um país abstracto residente nos compêndios de História. Um país perdido na cicuta do tempo. Nunca tinha imaginado ter de voltar a pensar em gregos depois de ter de empinar à força muito Platão, imenso Sócrates, algum Arquimedes, vagamente Epicuro. Nomes atrás de nomes que nos obrigavam a marrar no liceu. Depois ainda vinham os espartanos e os atenienses,  em permanente disputa, a maratona, a lenda de Ulisses, o cavalo de Troia... Francamente queria era esquecer toda essa "tralha" grega que nos fazia chumbar nos exames de Filosofia e História. Eis senão quando voltamos a ter de aturar as birras dos helénicos, porque não pagaram, porque não querem pagar, porque não sabem como se paga... Os novos heróis gregos têm nomes impronunciáveis: Varocoiso, Trypas... Pode ser que consigam defender o desfiladeiro das Termópilas. Mas se caírem, é a Europa toda que cai. Grécia, um país no seu labirinto. O Minotauro da Europa.

4 comments:

Anonymous said...

Um verdadeiro presente de Grego para a União Europeia.

Fatyly said...

Não vão cair nada e até pode ser que a UE deixe de remar cada um para o seu lado.

Vão conseguir, claro que sim!

Nós por cá...Fala o roto ao nu porque não te vestes tu? foi a maioria do povo que fez a dívida e que agora grama cortes e quase quatro milhões de pessoas sem nada? Vivemos acima das nossas possibilidades?
E vêm com taxas e taxinhas em tudo para salvar a pele de quem?

É que todos os dias surgem processos atrás de processos, ou melhor dizendo buracões, onde a corrupção e o crime desviam milhões e milhões...e nós aos tostões. Onde está o dinheiro?

Pena que não tenhamos um partidos que seja uma lufada de ar fresco e que faça a diferença...e estamos perto de...se o Podemos ganhar então é que a UE ficará de cu à banda.

Desculpa amigo...


Jorge Pinheiro said...

Fatyly: As negociações não estão a correr bem. Esse é o meu ponto. As consequências são imprevisíveis. Quanto ao Podemos, ainda não percebi bem o que é excepto o povo zangado, compreensivelmente.

daga said...

a Grécia é o pilar da nossa civilização ocidental, mas tal como nós, perdeu a sua grandeza e agora não passa de um "minotauro" encarcerado no seu labirinto! (gostei da imagem,muito bom!) - mas não digas mal do Platão nem do Sócrates, vá lá...
beijo