17.4.15

O EFEITO TENI

Ontem, depois de muito hesitar, fui comprar aqueles sapatos clássicos que ficam bem com tudo. De facto os mocassins ficam bem com qualquer coisa, das jeans ao fato assertoado. E, na verdade, ando a precisar de ficar mais clássico, nem que seja para o meu funeral. Na loja do shopping a vendedora era estilizada e competente. Enquanto aviava umas dondocas de salto agudo e voz de Cascais, enfiava-me sapatos atrás de sapatos. Alta, magra e sexy, deixava ver os seios pequenos protegidos por soutien negro no decote descaído do top provocantemente devastador. Por mim ficava ali a ver se alguma coisa servia, na inclinação da calçadeira. Estava já a pensar em botas à Beatle só para o ângulo ser maior... Foi aí que tive a surpresa que irá mudar para sempre toda a minha vida. A vendedora olhou-me bem de frente e disse-me com toda a profundidade que o know-how e a própria expertise lhe garantiam: "Olhe que estes sapatos têm o Efeito Téni". Eu sabia que havia dois ténis e até mesmo um téni. Mas Efeito Téni, francamente nem desconfiava. Ainda tentei entender, mas nessa fase mais introspectiva a minha mulher empurrou-me ostensivamente para fora da loja. Trouxe os sapatos e ainda uma banha da cobra para evitar nem sei o quê, mas fiquei sem saber o que é o Efeito Téni.

8 comments:

João Menéres said...

E eu com os meus oitenta, nunca tal coisa ouvi e muito menos soube !
Se calhar não me fez falta o EFEITO TÉNI...Pelo menos, reclamações directas nunca tive !

Anonymous said...

O mistério instalou-se. Não seria eu a deixar essa loja sem saber que raio de efeito é esse. Ou a tal vendedora inventou, porque quando não se sabe inventa-se ...

Fatyly said...

Efeito téni: confortáveis, dão bom andar, chamam um pouco a atenção pela sua elegância (dão charme) e que dá com tudo:):):)

Já não sei se este termo é da minha terra se ouvi tantas vezes pelo Brasil!

Gosto imenso tal como uns quase idênticos versão para mulheres:):):)

Li Ferreira Nhan said...

Fatyly, por aqui nunca ouvi falar o tal "efeito téni".
E nem faço idéia o que venha a ser " uma banha da cobra". Compra-se tb na loja de sapatos?

Fatyly said...

Li, a banha da cobra é algo que se vende numa de "gato por lebre":), ou seja dizem que faz bem a tudo mas não surte qualquer efeito:). O termo "efeito téni" é o tal charme que falo:), pois, não me recordo onde ouvi.

Há sapatarias que dão ou vendem um creme para amolecer os sapatos, porque por vezes fazem doer até à adaptação. Uma treta que nunca comprei nem aceitei porque quando necessito recorro ao velhinho Nivea:)

Não sei se me fiz entender

Beijos

Li Ferreira Nhan said...

:)) Ah, agora entendi !
Obrigada Fatyly e beijos!

Silvares said...

O Efeito Téni está, pelo menos, a servir para esclarecermos expressões mpouco usuais na nossa língua comum. Algo que nem 100 Acordos Ortográficos alguma vez serão capazes de fazer.

Jorge Pinheiro said...

Concordo. Isto está a ficar "mulato".