Uma das explicações para o dia 1 de Abril se ter transformado no Dia das Mentiras surgiu em França. O Ano Novo era festejado no dia 25 de Março, data que marcava a chegada da Primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de Abril. Em 1564, depois da adopção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de Janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de Abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries
2.4.12
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
8 comments:
Eduardo P.L disse...
Aqui no Brasil, quando se mentia menos no dia a dia, o povo aproveitava o primeiro de Abril para faze-lo. Hoje mentem tanto, que no dia da mentira, dizem "verdades" e ninguém mais acredita!!!!
Mentira passou a ter outra conotação:
Promessa de político em campanha!
Programas partidários.
Previsão do tempo.
Regimes de emagrecimento.
Remédios para nascer cabelo.
Esse filho não é meu.
↓
"É "mentira" do Eduardo!
Aqui no Brasil (5ª potência do i-Mundo) não temos problemas...
A verdade impera sempre!"
Ah! ah! ah!
A única mentira é que a ABRIL CULTURAL faliu!
Só no meu desenho, cortei a árvore LOGOMARCA da Edi...TORA.
(desconstruindo LOGOS)
:o)
Tonh: a editora era bem conhecida por aqui.
Eduardo: hoje em dia, dizer mentiras e chamar de mentirosos é absolutamente banal. O 1 de abril devia ser feriado mundial.
sim, Jorge, deveria ser feriado!!!
otimo comentarios e tudo!
Já somos presenteados por tantas "plaisanteries" que já nada me espanta e esqueço-me por completo que é o dia das mentiras já que fica totalmente preenchido pelo aniversário da minha filha mais nova:)
Então, parabéns.
AS coisas que tu sabes! :)
Post a Comment