25.7.07

ESCOLA NAÚTICA III

Para além da sua abundante religiosidade, o Infante era o homem mais poderoso da sua época: Duque de Viseu; Governador da Ordem de Cristo; comendador da Jarreteira; senhor vitalício da exploração e comércio da Guiné...
A primeira expedição além do Cabo Bojador (em 1444) teve o exclusivo propósito de capturar escravos e foi organizada por Lançarote da Ilha, almoxarife de Lagos.
Depois, na cidade, houve leilão público dos capturados, supervisionado por Henrique, cujo único objectivo (nas palavras bondosas de Zurara) era garantir a cristianização dos infiéis e dos pagãos, pois quaiquer "inconvenientes" que o escravo tivesse de suportar nesta vida, em nada se comparavam com a certeza da salvação eterna que a conversão implicava (nem eu, nos meus melhores dias, consigo ser tão cínico!).
Henrique recebeu 46 valiosos escravos como parte do espólio envangelizador. Posteriormente vendeu-os em leilão privado, provavelmente e apenas porque não queria para si a glória de os salvar das chamas eternas. Além de muito religioso, Henrique era sem dúvida muito pragmático!
jp

2 comments:

Anonymous said...

Henrique desmitificado

Anonymous said...
This comment has been removed by a blog administrator.