26.8.07

VELVET

"The Primitives" eram oriundos de New York. Formados em 1965 por Lou Reed e John Cale, conheceram Andy Wahrol que convidou a cantora alemã Nico para integrar o grupo. A sua ligação a Wahrol foi fundamental. Passaram a integrar a sua organização multi-media "Factory".
Em 1966 editaram "The Velvet Underground and Nico", que teve como capa a famosa banana-Wahrol e que é hoje considerado um LP "avant-garde". Destacam-se os perturbantes temas "Heroin" e "I'm Waiting for the Man", bem como a canção sado-masoquista "Venus in Furs".
Apenas tiveram uma fugaz presença no US Top 200 e dissolveram-se logo em 1970. A sua influência só reconhecida depois da separação.
Verdadeiramente "primitivo-futuristas" ou meninos queques de NY?
jp

2 comments:

ortega said...

Por serem de Manhatan terem montes de pose e serem promovidos pelo Warhol, tornaram-se um grupo de culto para europeus provincianos. Tive uma enorme desilusão quando os ouvi pela 1ª vez: as canções eram de uma banalidade atroz com interpretações instrumentais e vocais a condizer e letras a armar. Não duvido da sinceridade dos meninos, embora tenha lido numa entrevista do L. Reed ele próprio a desmarcarar essa pose.

Jorge Pinheiro said...

Tb. sempre me pareceu!