1.11.07

GARRETT - O BITOQUE

Indo pela Marginal em direcção a Cascais, vire à direita na estação circular dos CTT do Estoril (há outra de planta semelhante em Santarém).
Cinquenta metros percorridos, quase em frente ao Hotel Palácio, está a Pastelaria Garrett, instalada no edifício mais antigo do Estoril. Decoração renovada e requintada. Entre sem hesitações e faça um sorriso cúmplice aos bandos de "tias" que povoam o estabelecimento, umas mais esticadas que outras, mas sempre loiras. Elas não lhe vão devolver o cumprimento, mas é mesmo assim. Aqui estamos em zona "snob". Abane ligeiramente a cabeça a todos os homens bronzeados de blaser azul que vir, como se os conhecesse de pequeninos ali da mata da Marinha ou do Deck Bar. Novamente eles não vão responder, a não ser que tenha o azar de encontrar algum colega do Liceu de Oeiras.
Se estiver bom tempo, sente-se na esplanada da varanda e não veja sequer a lista. Peça um BITOQUE. Batatas fritas às rodelas, ainda quentes. Um ovo natente e cremoso. Um bife tenríssimo, bem frito por fora e mal-passado por dentro. Um molho a fazer lembrar a posta mirandesa, ligeiramente envinagrado... Uma delícia. Indiscutivelmente o melhor bitoque da linha e, quiçá, uns dos melhores do mundo. Acabe com uma delícia de morango e aproveite para comprar já o bolo-rei que no Natal tem fila de espera!
jp

3 comments:

Al Kantara said...

Comer o bitoque pode ser uma arte maior...

Anonymous said...

E com o café peçam um duchesse: é o melhor do m-u-n-d-o

clau said...

E pronto, fiquei com fome! Lá terei que fazer mais uma visita ao Estoril...