29.3.08

EMBAIXADA BRASILEIRA

A Área da Cultura da Câmara Municipal de Oeiras não cessa de nos surpreender pela positiva.
Ontem, no Auditório Ruy de Carvalho, em Carnaxide, estava anunciado o Duo Euclydes Mattos, no violão e voz, e Alfredo Bessa, na percussão. Dois mestres da música brasileira. Euclydes Mattos é um virtuoso que já tocou com Hermeto Pascoal, Roberto Menescal ou Walter Perkins. Domínio absoluto da guitarra, num ritmo que só brasileiros sabem dar. Alfredo Bessa é um dos pais da moderna percussão brasileira. Em 1956 fundou a "Escola de Samba de Ipanema". Trabalhou com tudo o que é gente, de Elis Regina, a Tom Jobim e foi o principal percussionista de Baden Powell.
Tudo isto eram motivos mais que bastantes para ir ver. Mas o que não se esperava é que o duo fosse, afinal, um trio, com a presença em palco do Embaixador do Brasil junto da CPLP. Falou. Explicou. Disse poemas. E, acima de tudo, tocou colheres. Duas pequenas colherzinhas de café que manejava como um profissional. Tudo com enorme classe e descontração. Fantástico!
Para quando um embaixador de Portugal a tocar o "Malhão, Malhão" na Austrália?
jp

5 comments:

Rafeiro Perfumado said...

Se me pagarem a viagem, eu vou! Claro que primeiro terei de aprender a tocar...

Al Kantara said...

Uma pequena correcção : as colheres eram de sobremesa. Tudo o resto é tal e qual. Quem não foi, perdeu uma oportunidade única de assistir a um grande espectáculo. Grandes músicos e um verdadeiro embaixador...

Jorge Pinheiro said...

Rafeiro: lamento mas é só para embaixadores de carreira!
Al-Kantara: não quero teimar, mas quase que juro que eram de café. Quando muito de chá. É que as de sobremesa fazem "tec,tec,tec" e não "tim, tim, tim", como era o caso.

Anonymous said...

Valha-nos Deus, o alcantarilha de porcelana é mesmo um picuínhas, aposto que dobra o pijama.

Anonymous said...

Foi realmente um serão fantástico !
A apresentação dos temas foi didáctica, cheia de cultura e sapiência, e com muita boa disposição. Um achado !
Mário Fonseca