Jane Novak é uma típica dona de casa americana de 46 anos, casada e com dois filhos. A partir da sua casa em New Jersey faz tremer o regime do Iémen.
O presidente Ali Abdullah Saleh e seus familiares dominam todos os sectores da vida do país, vai para 27 anos, numa ditadura camuflada, tolerada pelos governos ocidentais.
Jane é uma desconhecida na sua cidade. Mas no Iémen toda a gente sabe o seu nome. "Jane do Iémen", como é conhecida, arrasa o governo da "dinastia" Saleh com artigos demolidores que são, depois, reproduzidos em jornais independentes que conseguem fugir ao controle governamental. Jane denuncia a situação através do blogue "Armies of Liberation" http://www.armiesofliberation.com/ a partir do conforto da sua casa.
Tudo começou a partir de uma petição a favor da libertação do jornalista iemenita Abdul al-Khaiwani, preso por "delito de opinião" e acusado de tentar derrubar o regime. O Iémen tornou-se rapidamente o único assunto do blogue de Jane que, nunca tendo ido ao país, conversa com pessoas de lá e sabe tudo o que lá se passa através da net.
7 comments:
Interessante.
Btw, o link tem um erro, falta um 'r'.
http://armiesofliberation.com/
Obrigado. Vou corrigir.
Uma verdadeira Joana Sem Medo. Já reparaste que quase ninguém comenta? Porque será?
Nem tudo vai mal na blogosfera. Abraços do EU, SER IMPERFEITO e d´A SEIVA
Muito importante este post. Vamos reproduzi-lo. O Drops fará!
Eduardo: força. É absolutamente incrível como este blogue parece estar a afectar o regime iemenita. Vale a pena seguir os próximos episódios.
Rose: palavras para quê? De facto o poder deste (daquele) blogue fala por si!
Post a Comment