19.8.08

CRÓNICAS DE FÉRIAS - UM NÃO RESTAURANTE

E choveu mesmo! Uma manhã desconsolada que hesita entre a ventania continuada e a chuva que, embora tímida, é sempre molhada. Vamos a Vila do Bispo almoçar. O “Café Correia” há muito desenvolveu o conceito base do “El Bulli” (considerado o melhor restaurante do mundo): quanto mais tempo fechado, mais clientela acumulada (este princípio não deve, porém, ser levado ao infinito).
O “Café Correia” está fechado aos Sábados, precisamente o dia de maior afluência. A cozinha fecha impreterivelmente às 14,30h. Às
14h já a D. Lilita está a despachar bandos de espanhóis, com antecipação cautelar. A cozinha fecha daqui a meia hora, mas já começou a fechar…!
Lá dentro espera-nos o camarão guisado com batatas cozidas; as lulas recheadas, a cabidela de frango; a tarte de alfarroba… Tudo absolutamente óptimo. E esse é que é o problema!
“Ó D. Lilita, um dia destes temos que cá vir com uns amigos”. “Nã faça isso. Nã traga amigues. Dêxe lá os amigues em paz. Vênham sozinhues. Nã vê que nã tenhe mêsa. Onde é quê os sento? Já aqui tenhe gente que chegue!”
Este é o espírito de um não restaurante. Nada de pressas. O relógio fica lá fora. O conceito de “slow food” existe em Vila do Bispo há décadas. Não há filas de espera porque não existe o conceito de esperar. Quem tem pressa é imediatamente amesquinhado, maltratado e corrido. O restaurante fica assim agradavelmente vazio e acaba por não se esperar muito. “Café Correia”, provavelmente um dos poucos sítios sossegados deste Allgarve. A nã perder!
jp

5 comments:

Anonymous said...

Gosto das toalhas de mesa em pano. Aposto que os guardanapos também são de pano, não?

Anonymous said...

Que DELICIA que ainda exitam !!!!

Jorge Pinheiro said...

Recomendo mesmo... mas é muito sui generis. Os guardanapos são de pano.

Silvares said...

Sim, tão sui generis que, por vezes, até chateia. Come-se realmente muito bem mas o seu não-funcionamento parece coisa do Cahpeleiro Louco a festejar o desaniversãrio. Já desisti de lá levar uns amigos invgleses... não é restaurante para amigos, é uma coisa boa e esquisita.

Jorge Pinheiro said...

Sem dúvida. Digna de registo. Quase uma aberração!