23.9.08

MINHA GRANDE PAIXÃO









O Eduardo, sempre irrequieto, abriu um novo blogue "Post in Progress" que, traduzido, pode querer dizer "A Progressão do Post". É claro que também pode ser "O Post Progride" ou, mesmo, "Na Progressão do Post". Pessoalmente, prefiro "Que o Post Progrida" que, não querendo dizer rigorosamente nada, tem um sabor sofisticadamente romano que muito me agrada. O tema proposto pelo Eduardo, nesta estreia, é "Minha Grande Paixão". Ora, eu poderia escolher 37 coisas diferentes. Sou apaixonado nato, no sentido lato... Opto por seguir a pista do Eduardo e vou falar do meu "sítio".

Há 47 anos que moro em Nova Oeiras. Um bairro, então, novíssimo em Oeiras, na Costa do Estoril... enfim, na Linha! Nova Oeiras é uma "cidade-jardim", uma pequena ilha verde no meio da floresta de betão que não cessa de nos cercar. Uma mini-aldeia urbana, de perfil "corbusiano" e características "modernas", em termos de estilo arquitectónico. Lisboa fica a 15 km e Cascais a 10. A pé chega-se à praia em 10 minutos. Um clima suave. Quase semi-tropical. Pássaros exóticos. Frutos de além-mar. A casa onde moro é da família desde que para cá viémos. Mandada fazer nos anos 60, é hoje excessivamente grande para os usos actuais e para os gastos previsionais. Tenho privcidade, estúdio de música, atelier no jardim, árvores muito verdes e uma piscina para as agruras da canícula. Quando a crise vier em força, talvez dê para turismo de habitação (se houver turistas!).

Ter uma paixão implica saber preservar essa paixão. Saber alimentá-la. Saber lutar por ela. As paixões dão muito trabalho. Só essas paixões me interessam. As paixões positivas. Afirmativas. Saudáveis. As paixões mórbidas não me interessam. São doentias e paranóicas! Aprendi, recentemente, que a paixão por um "sítio" implica dar a cara por ele. Não ficar passivamente à espera que o inevitável aconteça. Implica lutar pela sua preservação e melhoria. Discutir projectos. Ouvir opiniões diversas. Conjugar esforços. Intrometer-me na vida autárquica. Implica muitas maçadas. Enfim, implica exercer a cidadania ao nível local. Por isso, estou activamente empenhado na vida da comunidade, integrando a direcção da Associação de Moradores de Nova Oeiras http://www.novaoeiras.com/

Nas fotos podem ver uma vista aérea de Nova Oeiras e dos bairros limítrofes (atente-se na diferença de índice de construção); das matas de Nova Oeiras; da minha casa; do seu interior e do jardim. Sejam muito bem vindos...

jp



17 comments:

João Menéres said...

Mais uma vez o felicito pelo texto da sua grande paixão.
Observei com muito interesse a sua casa e os interiores que apresenta, onde pude ver muito trabalho seu. Portanto, também vi um conjunto de pequenas (em tamanho) peças. Até um mocho, não é?
Objectos de muito interesse, sem dúvida.
E, livros...até a Enciclopédia de Animais...
A foto aérea é do livro LISBOA VISTA DO CÉU ?
Bom contributo para o POST IN PROGRESS, e votos para QUE O POST PROGRIDA!

mjf said...

Olá!
Pronto convenceste-me vou-me mudar para Nova Oeiras...
Os pais do meu marido vivem perto do centro comercial das palmeiras...
Nova Oeiras não é demasiado perto????
eheheheh

Beijocas

Jorge Pinheiro said...

João: obrigado, mais uma vez.São bonecos meus da chmada 1ª fase. Têm mais de 20 anos. Na época estava numa de fazer coisas pequenas. A foto aérea é da CMO que, penso, a tirou expressamente para uma reportagem sobre Nova Oeiras.
MJF: "so near so far"... Vem que serás bem recebida. Por acaso acho que há três andares para a venda e um recentemente renovado para alugar.Bjs.

Anonymous said...

Jorge,

um bonito texto filho do Post in Progress. Bem escrito como tudo que escreve. Eu também compraria a idéia de morar num lugar desses! Postagem quase DEFINITIVA....

PS- Tomei a liberdade de linka-lo no POST IN PROGRESS para que as pessoas venham ler esta maravilha!

Forte abraço

Anonymous said...

Belo sítio, bela casa. Por acaso também acho que é o lugar mais bonito do concelho de Oeiras. Parece que estamos no campo.

Alice Salles said...

Ah obrigada!
Que paixao mas deliciosa...

João Menéres said...

Claro, que não podia ser do Lisboa Vista do Céu !!!
Os oeirenses e o I.M. que me perdoem a falta de cuca.

José Louro said...

Conheço mal. Não gosto muito da Oeiras que conheço. Mas pelas fotos o meu amigo é um privilegiado.

Ví Leardi said...

Jorge...
acho que nada poderia ser melhor do que morar assim...Se percebe um grande calor e aconchego...compreendo sua paixão.
Lindo texto, lindamente escrito...Como tudo que fazes...!

Jorge Pinheiro said...

Obrigado a todos e têm uma casa às ordens.

Anonymous said...

Olhe que aceitamos o convite, eh, eh.
Parece uma agradábilíssima casa, num sitío previlegiado.

Jorge Pinheiro said...

Força, desde que não venham todos de uma vez...

Só- Poesias e outros itens said...

Obrigado por compartilhar essa intimidade e profundidade :nesse lugar e tempo:- um oceano de paixões, esse algo de si que ilustra uma bela geografia.

bjs.

JU Gioli

Jorge Pinheiro said...

Obrigado Ju.

Claire-Françoise Fressynet said...

Hey Jorge, grande saltinho do jpimenta para aqui ;-)))

Maria Augusta said...

Que lugar bonito e agradável! E como você disse, deve-se "habitar" completamente participando da vida da comunidade, isto é muito bom.
Parabéns pelo post!
ABraços.

Jorge Pinheiro said...

Obrigado Maria Augusta.