8.4.09

TEMPLÁRIOS REVISITADOS - BREVE ENQUADRAMENTO DA ORDEM

POTÊNCIA ECONÓMICA E POLÍTICA
Se como vimos atrás, os primeiros anos da Ordem foram destinadas a descobrir os segredos do Templo de Salomão, vamos agora entrar na “2ª fase”.
Uma vez aprovada a Ordem e permitindo-lhe a sua regra assumir um papel duplo, religioso e militar, tratava-se agora de proceder à sua implantação e expansão.
Esta fase vai implicar um recrutamento de homens e meios impressionante. Tal exigiu, necessariamente, uma logística e organização poderosas e a clara assumpção de um papel político-económico: uma verdadeira potência transnacional.
É por isso defensável que, após as descobertas da “1ª Fase” e do poder que estas lhes teriam conferido, os Templários visassem a instituição de uma sinarquia.
Também, como resultado desta expansão, terá sido preservado um “núcleo duro”, que manteve a posse dos grandes mistérios, que não podiam ser revelados aos milhares de recrutas que ingressaram nos Templários. Seria a Ordem dentro da Ordem, a “Ordem Oculta”. Talvez, por isso, quando da extinção dos Templários (1312), não tenha havido grandes segredos revelados: os poucos que os sabiam, ou resistiram à tortura, ou fugiram (muitos para Portugal e mais especificamente para Tomar). Os outros, a maioria, pouco ou nada sabiam da vertente oculta.
jp

2 comments:

João Menéres said...

Estou atento à próxima revelação.

Maria Augusta said...

Esses segredos nos fazem sonhar até hoje...