TRADIÇÃO ESOTÉRICAEsotérico significa aquilo que é interno. Exotérico aquilo que é externo.
O esoterismo é a essência das Religiões, uma linguagem universal por excelência. Expressa-se por símbolos que têm impacto na nossa mente espiritual. Esta linguagem inclui a razão, mas supera-a; daí a necessidade das “iniciações”. Os sábios iniciados decifram as marcas deixadas por qualquer esoterista, de qualquer civilização, em qualquer tempo… O círculo interno da Ordem do Templo era, sem dúvida, esoterista: os símbolos e os monumentos que deixaram são provas disso.
O que é esotérico é universal. É nesta perspectiva que Fernando Pessoa declara que no “Quinto Império” haverá lugar para todos os Deuses de todos os lugares e de todos os povos.
O esoterismo fala de uma constituição Septenária do Homem.
O número sete está latente e permanente na matemática da Natureza: sete dias da semana; sete notas musicais; sete cores do arco-íris; a senhora das sete saias; os primeiros sete “Sephirots” da cabala judaica, etc, etc…
Na cosmovisão esotérica, o Homem também reflecte esta realidade, sendo constituído por sete corpos ou princípios (também nos “chakras”).
O sete subdivide-se nas duas formas geométricas mais simples: o quadrado e o triângulo: o quadrado está ligado aos quatro elementos, que, no Homem, formam a personalidade, que é mortal; o triângulo está ligado com a parte espiritual, atemporal, o ser, que é imortal.
Para além da relevância intrínseca desta matéria, ela é essencial à compreensão, mesmo que superficial, da simbologia Templária, que está representada nos monumentos da Ordem.
jp
3 comments:
Sempre tive curiosidade para conhecer o significado destes símbolos que transcendem as religiões e as culturas.
Vamos se consegue perceber, Maria Augusta. Não é fácil explicar.
Mais uma leitura deliciosa!
Sempre é muito bom ler seus textos!
Um beijo. lili
Post a Comment