23.6.09

PALÁCIO DO EGIPTO - INAUGURAÇÃO 25/6



Durante décadas foi um cancro arruinado no topo leste do largo principal da vila de Oeiras, logo atrás da Igreja Matriz e ao lado do Mercado de Oeiras. Após prolongadas obras de reabilitação vai ser inaugurado no dia 25 de Junho um novo Espaço Cultural. Irá dispor de livraria e galeria municipal; café e casa de chá. Estará aberto a espectáculos de música, de teatro e outras manifestações culturais.
A Quinta de Nossa Senhora do Egipto foi mandada construir pela família Rebelo e Andrade, no séc. XVIII, provavelmente em 1705 e estendia-se até Santo Amaro. Um excelente exemplo da arquitectura nobre rural do tempo de D. João V e a mais importante quinta de Oeiras até à construção do Palácio do Marquês de Pombal. Depois de vendas sucessivas, a quinta acaba dividida e urbanizada por volta de 1926. Nos jardins do Palácio do Egipto foi construído o Mercado da vila. Depois foram cedidos terrenos para o Quartel dos Bombeiros (cuja saída se aguarda para breve). Manteve-se apenas o Palácio, com alterações e degradações. Em 1980 é adquirido pela Câmara Municipal de Oeiras. No séc. XX o Palácio do Egipto teve várias ocupações: sede do Sporting Clube de Oeiras; sede da Associação Desportiva de Oeiras (ADO); no 1º anfar esteve, nos anos 30, a Conservatória do Registo Civil de Oeiras; mais tarde foi consultório médico e arrecadação da paróquia; nos anos 40 viveu lá a família Arons de Carvalho; foi ainda Casa de Ferragens e em 81 e 82, Casa de Fados. Nos anos 90, já em adiantado estado de degradação, teve ateliers de cinema e artes e até um bingo lá funcionou. Em 2005 começam as obras de reabilitação. Uma "Casa da Cultura" que bem necessária é para animar o moribundo Centro Histórico da velha vila pombalina. Vamos ver se é desta!
jp

22 comments:

João Menéres said...

Parece que está muito bem!

Lília Abreu said...

Bem, depois de ter passado por tantas metamorfoses e valências tão diferentes, virou uma excelente reciclagem.
Abraço

Maria Augusta said...

Que bom, um centro cultural é sempre benvindo, principalmente em um prédio tão belo e antigo.

peri s.c. said...

Sabe de quem é o projeto ? Parece bom.

Anonymous said...

bom???.....ahhhhhhh...bom???? pq é que é bom?....enfim mais um belo exemplo de arq. arruinado!!!

Anonymous said...

uma exaltação ao ego do aqrto Pedro Carrilho!!! como é possivel um projecto destes? onde anda o IPPAR????

Anonymous said...

qual o papel das recuperações? para que servem? qual a diferença entre recuperar o existente e alterar por completo o existente?

Fernando said...

concordo plenamente...é mais um "atentado" à autenticidade histórica de mais um edifício antigo...os arquitectos responsáveis por este projecto deviam-se dedicar à pesca!

Anonymous said...

dedicar-se à pesca não!!! ainda aniquilavam toda a fauna aquática! deviam era estudar arquitectura!

Anonymous said...

de facto fazer arquitectura é dificil...fazer boa arquitectura para alguns pode tornar-se completamente impossivel!
...como sugestão de um leigo na matéria, talvez fosse interessante tirar partido do existente que apesar do seu estado nos pode ensinar muito.

Anonymous said...

PQ UMA FOLHA DE BETÃO A ENVOLVER, ESCONDER TODO UM EXISTENTE COM UMA HISTÓRIA???O QUE LEVA UM INDIVIDUO A INTERVIR ASSIM? CONCORDO COM O COMENTÁRIO ACIMA SOBRE A EXALTAÇÃO DO EGO DO AQRTO. PEDRO CARRILHO, MAS QUEM É ESSE ARQUITECTO? NUNCA OUVI FALAR DELE??? JÁ PESQUISEI NA NET E NÃO ENCONTRO NADA DELE, QUE OUTRAS OBRAS FEZ? É UM ARQTO QUE TRABALHA PARA A C.M.O? COMO É POSSIVEL UMA CAMARA DEGRADAR O SEU PRÓPRIO PATRIMÓNIO? COMO É POSSIVEL DAR EMPREGO A AQRUITECTOS MEDIOCRES COMO ESTE PEDRO CARRILHO????

Anonymous said...

digo-vos uma coisa, há os "A"rqtos, mas tb há os gajos que por terem tirado um canudinho a atestar "um" curso de arquitectura... se julgam arqtos. Para o ser há que para além da experiência, ter no mínimo alguma sensibilidade... coisa que neste edifício está provado que não existiu.

como dizia alguém aqui em cima, onde está o IPPAR????

pareceres desses senhores????


um escandalo o que se passa no palácio do egipto, aliás... já nem sequer é um palácio. o bronco do do arqto Pedro C. cobre um edifício antigo com uma placa de betão pintado de branco... a parte mais nobre, a preservar é totalmente escondida, esfrangalhada com a sua exaltação de ego! espero que não se tenha inspirado num momento mto seu no wc, quando não nos aguentamos e o temos mesmo que resolver à mão!

UMA VERGONHA!!!

quanto à exposição, estive lá hoje, todo contente que iría ver pintura do Dali...
seria boa ideia informar as pessoas que não se trata de uma exposição de pintura! mas de desenho e escultura... para não defraudar expectativas.

se o exemplo palaciano em causa pega... Oeiras vira uma terra de cogumelos artristicos!

Corram com este tipo jáaaaa!!!

Anonymous said...

sim um orgasmo arquitectonico, concordo consigo!!!

Anonymous said...

orgasmo? uma ejaculação, diria.
o projecto é de facto um excelente exemplo do que NÃO se deve fazer, até porque o que ali está NÃO é Arquitectura.

Anonymous said...

sim, não é arquitectura, é poder instalado, é ignorancia, é falta de cultura, é PAROLICE! nem na faculdade fazemos projectos destes pois seriamos chumbados, quem é esse senhor arquitecto?

Anonymous said...

parece ser alguém com mais poder que os políticos que por lá passam.

diz-se por aí que se este arquitonto for apertado e abrir a boca..... o tininho está de vez lixado!
por isso é que o mantêm à frente do departamento.

certo é que quem entra na cambra e lhe faz frente... numa questão de tempo está na rua.

este arqto P.C. é o poder na camara!

Anonymous said...

De facto é realmente um atentado ao patrimonio historico, cultural e arquitectónico. É um atentado inclusive a vila de Oeiras e ás gentes de Oeiras.
O papel do arquitecto deveria ser semore preservar e reformular os edificios existentes e jamais deverá cair na tentação barroca, digna de um mau profissional como o que foi o que se passou neste edificio.
O sr responsável consegue destruir e decaractrizar um belo edificio de caracter e rigor histórico.
O Ippar/ Igespar, tb não estão impunes e tem culpas graves ao aprovar tal atrocidade.
Estas gentes que praticam actos dignos de paises 3º mundo deveriam ser punidas e presas. Não se deve construir sem respeito ou seja, destruir.

Se o sr Arquitecto fosse um médico isto seria comparavel a amputar o membro errado de um doente!

Sinto vergonha de pertencer a um pais onde as supostas elites nao passam de saloios burgueses com falta de consiencia, respeito e gosto.

Tenha vergonha e arrependimento desta sua atitude sr Arquitonto.

francisco orlando de avintes said...

....só me apetece dizer palavrões, chamar tudo as estes incompetentes. como é que a nossa autarquia confia nesta gentinha? ficou o Palácio todo fod...! isto é um trabalho de merd... ou melhor, do carrilho. :(
sinhor presidente, por favor escolha melhor os pilares deste departamento, responsável por esta obra vergonhosa. sob pena de mto possívelmente termos nós que escolher outro líder mais capaz para tal!

[teresa alves] said...

nunca li tantos disparates juntos. critícas quase todas sem fundamentos. ridiculas digo até.

Anonymous said...

disparates?

Anonymous said...

aqui se confunde tradição com tacanhice e recalque, que pena!

Cristina baptista said...

O Palácio do Egipto é um excelente exemplo de recuperação e intervenção de arquitectura, tanto a nível local, como a nível nacional.

Lamentável é de referir a falta de massa crítica consistente e escassa (in)formação - educação pela arte, cidadania, etc.

P.S. O autor da obra não é o Arqto P.C. Aqui confunde-se muitas coisas. Enfim...

Cristina Baptista