Texto de Joaquim C. Reis, a partir de uma ideia de "Viva Mulher Viva Associação"Grupo Teatral "A Barraca"
Encenação de Hélder Costa e João D'Ávila,
com Daniela Oliveira, Isabel Montellano, João d’Ávila, Madalena Vaz Pinto e Pedro Borges
Em cena na "Barraca", no Largo de Santos nos dias 2,3 e 4, 10 e 11 e 16,17 e 18 de Outubro (Sextas e Sábados às 21h00 e Domingos às 16h00)
Reservas - 213 965 360 / 707 234 234
A ideia para a realização de uma peça de teatro sobre a temática do cancro da mama na mulher partiu de uma Associação de mulheres com esta doença, a Viva Mulher Viva. Esta peça tem dois objectivos principais. Por um lado, sensibilizar as pessoas para a importância do diagnóstico precoce do cancro da mama e, por outro, enfatizar a importância do papel da doente, dos familiares e dos profissionais de saúde na promoção de uma adaptação positiva à doença, com mais bem-estar e mais qualidade de vida. Três mulheres (uma voluntária já tratada, uma mulher que vai a uma consulta de reavaliação depois de ter acabado os tratamentos e outra mulher que está actualmente a fazer tratamentos para combater o cancro) encontram-se numa sala do hospital e conversam sobre a doença e as suas experiências. Estas conversas são o pretexto para, de forma didáctica, mostrar como se vive esta doença e o que se pode pensar e fazer para ajudar a combatê-la, reduzir o sofrimento e promover o bem-estar e a qualidade de vida. São ainda ilustrados outros aspectos como o papel que o marido ou companheiro podem ter para ajudar a mulher que enfrenta esta doença e a forma como o médico deve transmitir as más noticias, momento particularmente importante no processo da doença.
8 comments:
Louvo o seu post !
Eu também...
Taí um assunto sérissimo que não se brinca !
Infelizmente é um tema muito actual e muito oportuno.Pena que essas coisas continuam a não sair da capital.Um "texto" a que gostaria de ter acesso.Nem tão pouco conheço a Associação...
Muito importante este tema!
Ok, Mena, vou passar a informação.
Obrigado a todos por relevarem este tema vital. Já agora aproveito para dizer que a actriz Isabel Montellano (primeira do da squerda) é mãe dos meus filhos.
Obrigada Jorge! Pelo teu blogue, pelas informações que publicas, pelo teu gosto pelas artes que tão bem sabes partilhar, pela qualidade dos teus textos e das fotografias que os ilustram, pelas historia(s) da Historia de Portugal que tão bem contas. Louvavel também o teu empenhamento civico.
Viva o Expresso da Linha, viva Nenhures !
Beijos Helena. Obrigado.
Post a Comment