Corria o ano de 500 milhões a. C., ainda o mar banhava a região de Penha Garcia. Um mar onde a vida começara efémera, afirmando-se em seres mais complexos, as Trilobites. Estes seres surgiram muito perto da grande explosão de vida, o "big birth", geralmente conhecida como explosão câmbrica. O seu reino durou 300 milhões de anos e extinguem-se na misteriosa extinção pérmica. Até agora estão identificados 5000 géneros e 60 mil espécies. Por volta de 300 milhões a. C. dá-se uma mega colisão continental e as rochas do fundo do mar emergem horizontais, formando o maciço granítico que hoje é Penha Garcia. As Trilobites desapareceram do mapa, deixando por aqui fósseis dos seus rastos ou dos seus corpos invertebrados que podem atingir 3o cm, embora a maioria seja mais pequena. Os dinossauros vieram pouco depois, em 230 milhões a. C. Extinguiram-se há 65 milhões de anos, sem nunca chegarem a perceber a riqueza arqueológica e geológica da região. O homem veio há cerca de 2 milhões de anos, mas foi só em 1256 d. C. que Afonso III deu foral a Penha Garcia. As Trilobites mantiveram-se resguardadas até conhecerem a ribalta já no século XX. Hoje a "Rota dos Fósseis" de Penha Garcia é um ex-libris local, para quem conseguir descer e subir aqueles penhascos que o mar há muito abandonou.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
10 comments:
Um grande "atelier" onde a MÃE NATUREZA fez arte...
Fantástico!
Abraços Jorge!
Jorge, cada coisa que você nos traz! Nunca havia ouvido falar em Trilobites, então elas foram formas primitivas de vida terrestre? Pela aparência dos fósseis elas eram bem estranhas...
Abraços.
Muito interessante! Também nunca havia ouvido falar! Ou serão seres pré nenhures?
Olá Jorge,
Como são impressionantes essas fotos. Parecem corpos esquartejados jogados em valas e que foram sedimentados criando essa estranha forma de um corpo só...de aspectos esquisitos esses tais de Tribolites.
beijos
Eu também nunca tinha ouvido falar sôbre.
Parecem aquelas metamofoses de filme de ficção.
Bolha assassina, por aí.
Excelente sequência de posts até à artística prata das Trilobites.
Competamente pré-Nenhures. Aqui estou fossilizados em mineral de ferro que lhes dá esta cor de metaliaza. Sem dúvida pré-extra-terrestres!
Só é pena que tenhas falhado o alvo: o que se vê nas fotos são escórias de fundição. A metalurgia do ferro é antiga certamente mas as trilobites por certo não o fizeram nos mares de há quase 500 milhões de anos. As trilobites deixaram outros registos do seu modo de vida e, esses sim, podem ser descobertos em Penha Garcia e são espectaculares. Aconselho a todos uma leitura cuidada das rochas.
É verdade, os icnofosseis das trilobites estão numa rocha quartezitica mesmo ao lado dessa, na galeria Frágua Bar em Penha Garcia.
Abraços
Acabei de visitar o sitio... é peno só se verem os icnofósseis e não os fósseis dos bichos. Nestas fotos aqui acima é escória de ferro fundido... não tem nada a ver com fósseis.
Post a Comment