27.11.09

REDES SOCIAIS - O INVERSO

A semana passada escrevi aqui um texto que mereceu alguma polémica e comentários de grande qualidade. Em resumo, questionava eu as diferenças entre o relacionamento através da net e as eventuais alterações comportamentais daí resultantes, no plano convivencial. Fundamentalmente referia-me às redes sociais, mas também os blogues, sejam eles meros diários, jornalinhos ou verdadeiras obras, podem ser abrangidos nessa virtualização dos contactos que está a alterar o paradidma social. É toda a net que está em causa. A net que nos impede de fazer outras coisas. Que nos deixa em casa. A net que nos aproxima, afastando-nos.
Hoje, porém, vou abordar o assunto ao inverso. A tese é simples. Todos temos um feitio mais ou menos execrável. Todos somos dramaticamente egocêntricos. Todos queremos, muito justamente, exibir-nos. A net consegue um distanciamento que deixa ver o lado bom, sem mostrar o mau. A nossa educação e polimento é mais refinado na net. Ao vivo o tempo de reacção pode ser fatal. Tenho as maiores dúvidas que muitos dos que me lêem tivessem pachorra para me aturar. Conseguimos mostrar coisas a gente distante e receber um “feed back” que muito nos alegra o ego. As pessoas ao vivo tendem a fechar-se. Aqui estão mais disponíveis para partilhar dentro de um anonimato relativo. Por alguma razão os meus principais comentadores (com excepções) não me conhecem pessoalmente. Os meus amigos não me comentam.
Finalmente, e como alguém referia nos comentários ao meu anterior post, aqui há interactividade, coisa que não acontece quando passamos uma noite estupidamente agarrados ao televisor.

20 comments:

Anonymous said...

Também é verdade! O outro lado da mesma "net". Depende de como a vemos, e de como fazemos uso dela!

Francisco Castelo Branco said...

Boas questões.

Questoes mais profundas sobre as redes sociais.

Acho que a Net, revela muito do que é uma pessoa.
Especialmente os blogues. A escrita é uma forma de uma pessoa se revelar.
Por ex: podemos reagir bem ou mal a um comentario que nos nao gostemos. Podemos simplesmente deixar publicar os comentarios que mais nos convem.
Até podemos ir aos blogues apenas como objectivo de propaganda....

As redes sociais são isso mesmo. Uma maneira de revelarmos a nossa personalidade através do PC.
E os blogues tambem sao resultado disso.
Daí existirem diversos blogues para publicos diferentes.

A televisão é diferente. Acho que a TV veio roubar duas coisas: conversa entre pessoas da mesma familia. Hoje em dia as familias vivem muito em funçao da tv e deixam de estar a falar no mesmo espaço. O que é incompreensivel.
Veio tambem roubar tempo de leitura. O que é pena. Porque ler é das coisas que melhor faz á saude humana. E até nas próprias relações. Porque não fecha. Abre o espirito....

A net nos dias que correm é uma montra de exibicionismo. Tudo o que acontece aparece na net.
Os próprios blogues tb o são.

Houve uma coisa que aconteceu com os blogues : eles permitiram conhecer e aproximar outras pessoas. Porque quando conheces alguém pessoalmente de um blogue que tu costumas seguir, parece que já o conheces ha muitooo tempo.
Porque? porque já sabes através da escrita a maneira de ser dessa pessoa

susana said...

Hum...não é bem assim como dizes! Na net ás vezes, sou mais mazinha que ao vivo, pergunta ao Grifo planante que de vez enquando até bufa, a ler alguns dos meus comentários! ehehe
A net é boa para arranjar amigos, mas também muitos inimigos!Há pessoas que morrem de inveja com o sucesso que consegues aqui e se esse sucesso passa para o outro lado, então estás mesmo tramado. Tive montes de problemas no meu trabalho e ainda tenho, por causa do blog,mas é como dizes é mais estimulante que ficar a ver televisão. Já dizia Oscar wilde, prefiro que digam mal de mim, a que me ignorem! :)))

La Maison d'Ávila said...

Amigo Jorge,
Meu comentário ficou "tão" grande que enviei por e-mail..haha
Espero estar perdoada.
Super beijos,
Rê.

João Menéres said...

Uma dispensável opinião:

A última frase do JP é o retrato fiel do quanto o vício da Tv é pernicioso.
Quanto ao miolo do texto: Também concordo no genérico!
Eu tenho o blogue porque me dá um prazer danado!
E não é para exibicionismo, posso garantir!
Ele me estimula, ele me rejuvenesce!
E os contactos com pessoas com um nível cultural muito acima da média...Não podem imaginar o que me tem enriquecido e feito despertar!
Mas eu tenho um grave pecado: Quando me dedico a uma causa (e vamos considerar o meu blog UMA CAUSA) sou um obcecado!
E isso tem de ser combatido!!!
Não sei é como...


Um abraço e o renovado desejo que o Concerto vos deixe bem satisfeitos.

Maria Augusta said...

Jorge, realmente isto acontece, por exemplo, as pessoas que conheço pessoalmente e meus familiares não lêem meu blog.
Somos mais verdadeiros ou mais mascarados na net? Acho que os dois, nela tratamos dos assuntos que nos interessam e sobre os quais na vida real nem sempre teriamos interlocutores. Por outro lado, podemos filtrar o que escrevemos, por exemplo no meu blog anterior o "Le Jardin Ephémère" eu so falava das coisas boas da vida. Apesar de ter avisado isto desde o primeiro post, as pessoas acreditavam que eu vivia no paraiso, quando na verdade estava com problemas familiares sérios na época, o blog era uma quase uma escapatoria. Porisso o blog atual é mais "realista", fala dos dois lados da moeda rs.
Em todo caso, para quem gosta de escrever os blogs são uma verdadeira aubaine, e a interação que eles proporcionam muito enriquecedora. Alias, ja visitei Portugal, mas o estou "descobrindo" de verdade graças à blogosfera.
Abraços.

PS: Desculpe, não estou conseguindo acentuar, de vez em quando meu PC faz greve de acentos rs.

Al Kantara said...

Não percebi essa do "os meus amigos não me comentam". Importas-te de repetir ?!...

Jorge Pinheiro said...

De facto penso que cada um está na blogoesfera por razões muito diferentes. Há no entanto um desejo óbvio de conversar e expor coisas que no dia a dia não dizemos. A análise da Maria Augusta é bem correcta. É também aqui que desenvolvemos a escrita e aleitura e onde também aprendemos muito. A grande questão (se é que é grande) será mais uma vez o contraste entre este relacionamento e o relacionamento "real". Digamos que este é mais asséptico. No entanto, concordo com o Francisco: a nossa personalidade está toda aqui. Para o João foi um descoberta e um rejuvenescimento. Que bom. Acedite que para mim também, senão não postava todos os dias. Mas há o tal lado de vício que talvez impeça (à semelhança da TV) um relacionamento diferente. Mas será que o faríamos? Se calhar não.
Al Kantara: tudo tem excepções. A tua é uma, mas na generalidade o meu comentário mantém-se. E ele apenas queria salientar um lado contrastante da net. Não era sequer uma "reprimenda" ou umaangústia. Apenas uma constatação.

jugioli said...

Jorge, os humanos quardam ou revelam seus mistérios, desde sempre. Cada um sabe da sintonia que o rodeia, sejam dos bons, dos que querem agradar, dos que bajulam e não voltam nunca a comentar, dos que preferem nem falar, e dos que sabem apreciar e diregir uma informação. Há amigos e inimigos na blogsfera, alguns anônimos outros nem tanto. Aprender a lidar com esse espaço de informação é um grande segredo. Revelar-se no conteúdo e significado pode ser importante, e toda objetividade estilizada passa à expressão subjetiva, todos têm o seu estilo e sabemos escolher o que nos agrada.
Da minha parte, tenho horror a blogs muito doces, fico com diabetes de tantas coisas doces e belas. Prefiro os que me fazem refletir, e dos que me dizem o que não sei. Essa transmissão do conteúdo que me atrai é minha opção, e se vou procurá-los é porque preenche minha identificação.
Todo amigo se alimenta, sejam eles reais ou virtuais. O importante é descobrir a dose certa.

bjs.

Ví Leardi said...

Caro Jorge..quão oportunos são estes teus posts, este e o da semana passada gerador de todos os comentário que hoje fui conferir.Falando ao telefone para programar uma possível visita ao atelier da Jugioli,com o Eduardo, ele me alertou para que mesmo sem tempo, como ando ultimamente, viesse até aqui para te ler.Como sempre suas escritas são sempre precisas e claras e na maioria das vezes falam também por mim.Neste caso teria várias considerações a fazer e o comentário se alongaria demais.Coincidentemente este é um asunto que tem me feito refletir muito no ultimo mês ,tanto que vou encerrar o ano com uma postagem ilustrada com alguns aspectos muito interessantes e diversos deste vasto mundo virtual.Os comentários gerados aqui dão bem uma idéia de como somos afetados e como reagimos e vão complementar muitas das minhas considerações.Depois de postado espero suas considerações...E o ano novo vem aí...e meu espirito em relação a tudo isto por enquanto,em transformação..vamos ver!
Bjs.

Li Ferreira Nhan said...

Jorge, super oportuno sua postagem.
Fui procurar pela outra tb.
Veio muito bem a calhar...
Fiquei um tempão sem usar a net (entre outras coisas), vc sabe.
Tempo bom pra refletir...
-Senti muita falta de ver/ler pouquíssimos blogs,
-retornando, confirmei que o ego continua imperando, uma pena! E nem sempre a causa são os “feed back”, a falta deles tb acaricia o ego.
-acredito que de alguma maneira nos mostramos aqui, ou melhor, deixamos escapar "algo".
-meus amigos reais não comentam nunca.
-a net nos impede de fazer coisas sim, estes dias que fiquei afastada meu "lar" ficou um brinco (merda!)...rsrs...
-é, não teria saco para te aturar...
-e chega pq tá "longo" e a moda agora são os "curtos".
Eu prefiro os "grossos"!
-e vou correndo postar no Turista Acidental que acabei de salvar no word e ler de um gole só; DELICIOSO como sempre!
Ah, seu blog foi um dos pouquíssimos que senti saudades!
(essa é pra massagear o ego ...)
:)

Li Ferreira Nhan said...

"Turista Ocidental" !!!
onde achei o Acidental ?!?!

the dear Zé said...

Absolutamente.

Jorge Pinheiro said...

Ju: também sou completamente alérgico a "doçuras".
Ví: ainda bem que ajudei nalguma coisa. Todos temos problemas semelhantes. Exteriorizamos é de maneira diferente e monentos diversos.
Li: já tinha saudades. E de facto fiquei com o ego inchado... Obrigado, estava a precisar.

Francisco Castelo Branco said...

Ir a net e ver os blogues, amigos no facebook, ediçoes online, ler opinoes dos outros faz parte da rotina diária.
E mais uma coisa que temos de fazer.
É sempre melhor isso do que restringirmo-nos aqueles jornais e aos mesmos opinadores.
Assim temos "n", sitios para lermos "x" opinioes e diferentes formas de conhecer outras personalidades.
O relacionamento ao vivo. Esse mantêm-se
E até se aprofunda.
Ao passo que a TV isola mais.
Porque estamos sujeitos aquela programaçao

EXPRESSO said...

Nisso não posso estar mis e acordo. Há sempre verso, reverso e inverso do reverso...

Li Ferreira Nhan said...

Plenamente de acordo.

Helena Oneto said...

Jorge,
Muito interessante e, como sempre, muito bem escrito. O "Expresso da Linha", pela multitude dos temas abordados, pela qualidade do seu autor mas também pela multidão de leitores assiduos, é sem duvida um optimo motor/criador de "Redes Sociais". Muito tenho aprendido com o que por aqui leio e visto ! Descobri um mundo que me era complétamente desconhecido. Graças a ti, conheço agora, entre outros, João Menéres e o seu infinito talento para nos encantar!

EXPRESSO said...

Obrigado Helena. Tenho a certeza que o João tb. agradece. Beijos. Está muito frio por Paris?

João Menéres said...

HELENA

Fui avisado por gentileza do JP, que tinha, aqui nas REDES SOCIAIS, um elogio teu.
É, de facto, um elogio tão bonito que, esse sim, ME DEIXA ENCANTADO e muito INCHADO !

És uma visita certa do ninho desta ave que tanto adora planar.
Que a tua estada nessa LUMINOSA CIDADE seja aproveitada ao máximo, apesar da chuva e do frio que julgo por aí estar também.

Um beijo enternecido e cheio de estrelas.