11.12.09

LANÇAMENTO DO LIVRO É HOJE

Auto-retrato de Roberto Barbosa incluído no livro que hoje será lançado às 18,30h.

13 comments:

João Menéres said...

Renovo o desejo do maior sucesso.
Deve ter muitos blogueiros!
Pelo menos, deviam ir!

conduarte said...

Tomara que tenha sido maravilhoso!
Um beijo, CON

Elaine Barnes said...

Sucesso e vida longa para o livro! Parabéns! bjão

Maria de Fátima said...

o maior sucesso!!
e depois eu quero um :)

Anonymous said...

Sucesso ! Muita gente e muitos autógrafos!

La Maison d'Ávila said...

Muito Sucesso!!
Novamente, Parabéns!!

Beijos,
Rê.

peri s.c. said...

Parabéns pela publicação, sucesso. Se estívéssemos aí, sem dúvida iríamos prestigiar o lançamento.
abraço

Maria Augusta said...

SUCESSO!!!

Mar de Bem said...

A Vida tem-me mandado sarilhos para que eu não faça nada do que quero com prazer fazer. Tem sido tudo ao contrário. Estou de rastos e pior fico por não ter podido ir.
Tudo de bom, Jorge, meu Amigo.

EXPRESSO said...

Obrigado a todos os que foram e aos que não puderam ir. Correu MUITO bem.

susana said...

Que autoretrato, ufa!!! Gostei do bronzeado! :))) Do livro....só depois de ler me prenunciarei!

EXPRESSO said...

Claro. Está a tua disposição. Fala-me por mail.

Anonymous said...

Foi muito bom este livro ter sido lançado. Obrigado pelo que ele provoca. Longas noites de choro e saudade como foi a de sexta. Mas há muita coisa a criticar em relação às fotografias... Haveria muito mais a dizer mas vou só expor as coisas muito obvias e que têm mesmo de ser ditas:

Fotografias expostas sem iluminação?!?!?! Qual é o fotógrafo que expõe sem iluminação? Nenhum!

Coisas metálicas a sair da moldura?!?!?!

Todas as molduras inclinadas para o chão e ainda por cima baixas demais?!?!?!?!

Os espaços entre as fotografias todos diferentes?!?!?!

Como é que é possivel que depois de tantos erros de palmatória (que o Roberto nunca faria) o Carlos tenha vindo dizer que ia dar uma espaço para o elogio como quem pede autógrafos???? Deve viver na terra dos sonhos de certeza! Caiu no ridículo! O autógrafo que toda a gente queria era o do professor Roberto.

Ainda por cima com uma selecção de fotografias tão fraquinha... era dificil escolher pior... Na obra do Mestre Roberto é quase tudo tão maravilhoso... e mesmo assim o Carlos conseguiu cometer os piores erros!!! Aqueles que só se cometem na escola: em quarenta fotografias colocar o retrato do autor da biografia e um autoretrato do Roberto não faz sentido nenhum. Isto revela muitas fragilidades intelectuais muito graves.
O primeiro (retrato de Jorge Pinheiro) porque é obviamente enganador em relação à obra do Roberto e redundante em relação ao que consta no livro... sem sequer o ilustrar. Como fazem algumas das outras fotografias que ilustram passagens do livro (continua a ser um mau critério mas pelo menos é um critério). Se o retrato era importante na obra do Rob era de estranhos em situações públicas e de mulheres. Para uma selecção de 40 nenhum outro tipo de retrato faria sentido constar.
Relativamente ao auto-retrato não entendo como é que entrou nesta selecção tratando-se obviamente de uma fotografia intima e que nada tem a ver com a obra... também obviamente redundante (no livro já consta o retrato do Roberto tirado pelo Carlos, esse tudo bem...)! São erros de palmatória demais para poderem ser ignorados mesmo pelas pessoas mais insensíveis que provavelmente nem sabem bem porque é que não gostam das fotografias expostas. Mais de metade desta selecção de fotografias é altamente criticavel mas estes erros de palmatória e primários deviam levar a muita reflecção. Mais vale não fazer a fazer mal... e repare-se que esta frase nem se refere ao péssimo!!!! Os comentários de vergonha foram muitos. Muitos alunos, nossos colegas e amigos ficaram indignados... alguns garantiram-me que iam escrever cartas para o Iade e tudo! É grave. Os egos inchados e iludidos como o do Carlos não têm vergonha! É pena! Porque se assim fosse evitavam fazer figuras tristes, envergonhar as outras pessoas e principalmente prejudicar gravemente o legado do Mestre.

Frederico Braz da Silva

P.S. Se o Roberto desabrochou como artista não foi por causa do Carlos de certeza... Digo isto porque no livro consta o contrário. Vamso ser claros o Carlos é que está onde está, mesmo com graves deficiências profissionais, graças ao Roberto...