14.12.09

PEGADA ELECTRÓNICA

Hoje em dia a nossa vida está completamente registada. Basta ter um mínimo de meios, alguma paciência e um espírito “cusco”, para se saber tudo de toda a gente. Os cartões de crédito e débito; a Via Verde na auto-estrada; os registos nas portas electrónicas; os números de telemóvel; os SMS que ficam gravados; os mails que o server deixa corromper; os blogues, facebooks, hi5, twitter, a que toda a gente acede… Por todo o lado deixamos pegadas electrónicas sem já darmos por isso. Tudo fica registado. A nossa vida é um conjunto de uns e zeros, numa sequência imparável de controle preciso. Não há mentira possível. Fomos, estivemos, gastámos, falámos, dissemos, escrevemos… Sem fuga! A nossa vida não está a ser vigiada, apenas fica integralmente registada. Tudo depende, agora, da ética pública ou privada.

10 comments:

Selena Sartorelo said...

Olá Jorge,
São ratros que não podem ser apagados, nem desmentidos..apenas esclarercidos e explicados se não forem entendidos.
Apesar que, se tiver uma lixeira prá toda e anta merda que fica registrada, essa tem que ser imensa!

Como pode ver não é absolutamente por falta de opinião própria, mas lembrei-me da letra de uma música e romanticamente achei que cabe aqui...

Dezembro
Composição: Fagner/Zeca Baleiro/Fausto Nilo

Nunca mais a natureza da manhã
E a beleza no artifício da
cidade
Num edifício sem janelas,
desenhei os olhos dela
Entre vestígios de bala
e a luz da televisão
Os meus olhos tem a fome do horizonte
Sua face é um espelho sem promessas
Por dezembros atravesso
Oceanos e desertos
Vendo a morte assim tão perto
Minha vida em suas mãos
O trem se vai na noite sem estrelas
E o dia vem,nem eu nem trem
nem ela


beijos,

Lina Faria said...

Pavor disso!
Os tele marketing nos ligam forçando uma intimidade que não existe. Chamam a gente pelo primeiro nome, sabem tudo da gente.
Me sinto vulnerável sendo tão facilmente acessada. Tudo pelos rastros que deixamos por aí.

Elaine Barnes said...

É verdade. Uma correria danada e ainda por cima nos sentimos invadidos por tanta informação ao mesmo tempo. Ufa! Adorei o post, bjão

Maria Augusta said...

É o Big Brother nos espiando e seguindo por todo lado, não temos como nos esconder...

EXPRESSO said...

Selena: um poema fantástico, com um final desesperado. Tal como me sinto hoje...
Lina: é isso estamos completamente feitos.
Elaine: invasão e sequestro.
Maria Augusta; o problema é que eles usam mesmo a informação e a ética já ninguém sabe o que é. Vai ter de haver um reajustamento ou então o homem vai sofrer uma mutação moral.

susana said...

Será que não podem ser apagados? Depende do poder que se tem ....
O João menéres meteu-se contigo no meu blog, vai lá ver!

Selena Sartorelo said...

Olá Jorge,

Perdoe-me não queria contribuir para o teu desespero. Sinto muito se essas palavras confirmam parte da tua dor. Seria o que foi dito, sempre a prova de nossos sentimentos. O futuro é o presente, mas porque só entendemos isso quando ele vira passado. Pronto! Passou.
Nascimento e morte.
O durante é o acaso rsrsr!!!!!!

beijos,

Jorge Pinheiro said...

Obrigado Selena. Aho que já passou mesmo.O curioso é que às vezes "o durante" é que é bom e teima em não chegar.

byTONHO said...



Eu tô tranquilo! É possìvel? Ahahah!
Dizem que dEUs tudo sabe e observa...

Meus rastros a minha consciência "protege" (vigia).
Tô tentando chegar perto da sinceridade total,
será que consigo?

Acho que pirei!

Abraços!

EXPRESSO said...

Pois, comigo tem dias...