6.12.09

"ROBERTO BARBOSA - UM OLHAR DE FOGO" - LANÇAMENTO

“A morte foi súbita. Veio de repente. Fulminante. Um frémito no peito. O ar que falta. O espaço que foge. O tempo que acaba. Tão simples. Tão absurdo.
A morte acontece. É apenas o último acto da nossa vida. Para muitos é um acto individual, íntimo. Um acto isolado, anónimo. A morte do Roberto foi uma morte colectiva. Com ele morreu qualquer coisa em todos nós”.

Assim começa o texto que escrevi. Este era, seguramente, o livro que eu não queria ter escrito. Tínhamos tantos projectos em mente… Amigo de mais de 35 anos, este era o projecto que eu menos queria ter de cumprir. Roberto Barbosa morreu a 4 de Junho de 2007. Mas, quem era, afinal, Roberto?
É isso que tento desvendar ao longo de um livro, simultaneamente, biográfico e impressionista. Como todos os que têm acompanhado este blogue sabem, Roberto era fotógrafo e professor de fotografia e de design. Pelas suas mãos passaram muitos dos melhores fotógrafos e designers do país. Roberto foi o pai deste blogue. Aqui lhe tenho prestado homenagem na rubrica "Antologia Roberto Barbosa".
Finalmente concluída, após dezenas de entrevistas, com fotografias seleccionadas pelo seu colega Carlos Costa e com o design de Mafalda Diniz, o livro será lançado na próxima 6ªfeira, às 18,30, nas instalações do IADE, na Rua do Alecrim, nº 70, no Palácio Pombal, perto do Largo do Chiado. Haverá também uma exposição de fotografias e um slide-show com fotos do Roberto. O produto da venda reverterá para fins humanitários e educativos na ilha do Fogo (Cabo Verde), de onde Roberto era natural. Estão todos convidados. Será um prazer recebê-los.

19 comments:

conduarte said...

JP querido!
Me diga uma coisa, pelo que entendi, vc estará no Brasil????? Menino que lindo! Confirme isso, se tiver um tempo, podemos tomar um café????
COnta, conta conta conta rsrrssr. Oba!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
E uma boa semana pra vc com bom lançamento tb.. bjbjbjb CON

Anonymous said...

Conceição, antes que o Jorge te confirme, quero dizer que estará em São Paulo entre os dias 16 a 20, Santa Catarina logo em seguida, e Belo Horizonte na sequencia! TODOS os amigos/as que queiram estar com o casal Fernanda/Jorge podem se inscrever...srsrs O resultado financeiro do evento será revertido à FUNDAÇÃO de NENHURES por ele criada e por ele mantida!!!! srsrs
Mas vamos falar sério:
Seu texto Jorge me emocionou! Daí resolvi dar a resposta à pergunta da Conceição, para retomar ao tema Roberto. O livro com certeza deve ser um documento histórico da maior importância! Pelo tempo e dedicação que a ele despendeu, e com a acessoria da qualidade que teve, realmente uma obra de que o Roberto deve estar orgulhoso, onde estiver!
Uma pena não poder estar presente ao lançamento, mas estarei presente em pensamento, com votos de que faça o sucesso merecido!
Abçs

Elaine Barnes said...

Olá! Vou chamá-lo de JP como a Conceição Duarte, Achei linda sua homenagem ao padrinho do blog.Pelo visto um grande artista que se foi,mas, deixou uma bela obra a ser eternizada.Roberto Barbosa prof de fotografia e design aonde estiver deve estar ajudando e muito feliz por sua vida não ter sido em vão. A morte é a única certeza da vida não é amigo?! Bem, vim agradecer a presença no aniversário do meu blog,uma comemoração simples como eu que ainda teve 70% de ajuda da Lidia do blog cor de rosa choque, pois, não sei fazer qse nada no pc. Os selos ela quem fez. Vou colocar seu lik na "árvore bloguealógica" termo que inventei para retribuir o carinho que aqui recebo. Obrigada.Montão de abraços (Grifo Planante tem se mostrado gde amigo, um doce ele.) bjs a tds

La Maison d'Ávila said...

Jorge,

Desejo todo carinho neste momento tão especial, nesta linda homenagem que faz ao amigo tão querido. Tenho certeza que sua amizade foi o maior presente. Onde estiver ...estará com um sorriso no rosto. Certamente.
Parabéns!! Estaremos torcendo..e presentes em espirito e coração.
Sucesso!!

Super beijos,
Rê.

conduarte said...

Tudo bem JP, que seja um momento de elevação o lançamento do seu amigo querido e sempre lembrado aqui por vc. Acredito que a vida seja feita de gestos e nada mais que isso. E este seu é daqueles que mesmo no infinito, a alma do Roberto, vai sentir e perceber o sinal de seu amor e consideração por ele. Linda a amizade verdadeira. Quem tem um amigo assim, não deixa jamais o outro morrer e vc é esse instrumento dele. Sucesso e luz para todos!
Qto a sua vinda, oba!!! Eduardo já me respondeu e fico muito feliz com sua visita por aqui. Esperamos vocÊs com carinho.
Um grande beijo, CON

Jorge Pinheiro said...

Obrigado a todos pelos votos. Darei notícias.
CON: deixei mensagem lá no seu blogue. Será um prazer, obviamente. Aliás, esta sugestão da Fundação Nenhures feita pelo Eduardo, ainda vai que falar.

António P. said...

Lá estarei Jorge.
Também já está no meu blogue.
Um abraço

Jorge Pinheiro said...

OBrigado António.

João Menéres said...

JORGE

Já tinha comunicado lamentar não poder estar presente (e ainda por cima nesta pré-época natalícia, com imensas coisas para tratar, como deve imaginar. 7 netos merecem toda a atenção).
Mas, como gostaria...V. sabe!
Renovo os desejos do maior sucesso para a cerimónia do lançamento.

S.Paulo e, depois, IBIRAQUERA !!!!!!!!!!
Vai ser uma SENHORA FESTA, sim senhor!
Que sortudo...
Que raiva, amigo!
E eu ainda sem saber quando arranjo portador para o Troféu do VARAL de 2008...

Ab.

Mena G said...

Gostaria muito de ir. Não posso, de facto.
Mas queria dizer-te que desejo que tudo aconteça como esperas.Um dia esse livro ainda me vai chegar às mãos.

Jorge Pinheiro said...

Então, mas se calhar pode vir comigo. É questão de ver o peso. O problema é que depois de Santa Catarina, ainda vou a Minas e depois regresso directo. Se der, é com todo o gosto. Depois aproveito e vou ao Porto levar-lho. Vemos com o Eduardo uma solução.

Anonymous said...

Ainda lembro da frase de Stephen Covey "A forma como vemos o problema é o problema" no cabeçalho! Não comentava mas estava sempre lá! Desejo sucesso e que tudo saia melhor que o esperado! Beijus,

Luma Rosa said...

Acho que o sr. google está faminto! Engoliu meu comentário! Acho.

Em todo o caso repetirei...

Disse que ainda lembro da frase de Stephen Covey "A forma como vemos o problema é o problema" que ficava no cabeçalho. Não comentava mas estava sempre por lá!

Desejo sucesso na empreitada e que a realização seja maior que a esperada! Beijus,

Luma Rosa said...

Fica duplicado, como votos duplicados, ok?

EXPRESSO said...

Obrigado Luma. Essa frase estava lá e vai estar no livro. Beijos.

João Menéres said...

São uns 6 ou 7 kg.
É muito!
Mas obrigado pela disponibilidade e boa vontade!
É uma questão de tempo, acredite.
Arranjarei maneira.
Além de uma prima (hospedeira da TAP), tenho uma amiga que é supervisora (tb. da TAP) e dia 30 estará em S.Paulo.
Uma há-de funcionar!

RENOVO O AGRADECIMENTO COM UM ENORME ABRAÇO!

Jorge Pinheiro said...

OK. Se tem essa possibilidade é de facto melhor. Elas têm menos problemas de peso!

Maria Augusta said...

Jorge, que belo gesto concluir o projeto de seu amigo. Desejo muito sucesso para o lançamento!

Jorge Pinheiro said...

Obrigado Maria Augusta.