16.12.09

TURISTA OCIDENTAL - EM BUSCA DO SOMA PERDIDO (8)

”.Domingo. Cedo, na ressaca da manhã. Camioneta acima até Galafura (raio de nome…), sempre lá bem pelo alto, a curtir o nevoeiro que teimosamente continua a ser de água.
Vinhedos ondulantes penteiam margens abruptas. É a região de ouro ou melhor “douro”. Está cá toda a gente: os Burmester; os Cálem; os Ramos Pinto; os Barros; os Offley; os Ferreira…Toda a gente que se aproveitou do xisto destes montes e do Tratado de Methwen.
A camioneta avança no som “pop-iurd” do Roberto Carlos. O motorista insiste em converter-nos… A malta, é mais tinto!
Vinhas e mais vinhas… muitas vinhas, totalmente a pique… Sabiam que nas vindimas do Douro há imensos acidentes mortais? Em cada seis garrafas há pelo menos meio morto!
Finalmente, S. Leonardo de Galafura. Vista magnânime… Local mítico (melhorado por três retransmissores de telemóvel que lhe dão imenso valor acrescentado). Lá em baixo, a precisamente 638m de profundidade, advinha-se o Douro por entre nuvens que nos envolvem em reumático.
Olhando a putativa paisagem que teima em se esconder, apetece dizer como Miguel Torga, in Diário XII:
“O Doiro sublimado. O prodígio de uma paisagem que deixou de o ser à força de se desmedir. Não é os ollhos que comtemplam: é um excesso da natureza. Socalcos que são passadas de homens titânicos a subir as encostas, volumes, cores e modulações que nenhum escultor, pintor ou músico podem traduzir; horizontes dilatados para além dos limiares plausíveis da visão. Um universo virginal, como se tivesse acabado de nascer, e já eterno pela harmonia, pela serenidade, pelo silêncio que nem o rio se atreve a quebrar, ora a sumir-se furtivo atrás dos montes, ora pasmado lá no fundo a reflectir o seu próprio assombro. Um poema geológico. A beleza absoluta”.
(a continuar)

5 comments:

Maria Augusta said...

Gostei da descrição da paisagem!

João Menéres said...

PEDIDO DE ESCLARECIMENTO:

A Galafura de S. Leonardo está a 638 m de altitude ou a diferença entre este ponto e o leito do Rio ali está 638 m mais abaixo?

Um abraço.

EXPRESSO said...

ACHO QUE É DO DOURO.

João Menéres said...

Peço desculpa mas, de facto, a altitude de Galafura de S. Leonardo é que é de 638 metros. O rio está lá em baixo sim, mas talvez (nunca comparei) a duzentos e tantos metros (ou, vá lá, a trezentos metros) abaixo.
638 m era ± 1/3 da altitude da Serra da Estrela.

EXPRESSO said...

Pois... Ficamos com a certeza.