24.3.10

BRASIL - FORMAÇÃO (4)

É muito difícil e polémico determinar com exactidão quando o território de Brasil começou a ser habitado. De qualquer forma, as flutuações climático-vegetativas que foram ocorrendo ao longo de milénios, tiveram repercussões na fauna e nos habitats ecológicos, determinando movimentos migratórios no período de entre 20 000 e 13 000 anos a.C. que se podem dar como adquiridos. A fase seca com climas quentes sucessivos, determinou a diminuição dos recursos hídricos, com profundas alterações do coberto vegetal, provocando igualmente a diminuição da fauna e condicionando brutalmente a vida dos bandos de caçadores-recolectores sul-americanos. Esta situação ocorrida num período à volta do ano 20 000 a.C. determinou a migração da mega-fauna da Venezuela central para o Brasil em busca de mais água e alimentos. Tal facto originou a entrada dos primeiros paleoíndios em busca de nichos ecológicos mais atractivos. Estes terão sido os primeiros povoadores do território brasileiro.
Os principais núcleos arqueológicos do Plistocénico são o abrigo da Lapa Vermelha (Lagoa Santa, Minas Gerais), dando origem à designada “raça da Lagoa Santa”; o sítio de Alice Bóer (Rio Claro, São Paulo) e a Fase Ibicuí (Rio Grande do Sul) e datam de cerca de 1300 a.C.
Estes bandos de caçadores abatiam carnívoros gigantes, como esmilodonte (tigre-dentes-de sabre), o toxodonte (semelhante ao hipopótamo), gliptodontes e dedicuros (semelhantes a tatus, mas de enormes dimensões) e preguiças gigantes que podiam ir até seis metros de comprimento.
A expansão da seca no final do Plistocénico (13 000) incrementou o ritmo migratório para o Brasil, em busca de regiões húmidas, estabelecendo-se preferencialmente em cavernas e tocas existentes nos bordos de planaltos sedimentares. É aqui que os vamos encontrar quando o clima muda bruscamente e ocorre a última glaciação…
(a continuar)

4 comments:

Anonymous said...

Essa história anda muito interessante!
O Ladinho de hoje também!
Esse Maalouf é muito bom!

angela said...

Estou gostando dos apítulos, aguado o proxímo
beijo

Anonymous said...

Uma preguiça com seis metros. Maravilha! Igualzinha à minha, de manhã.
Antonião

Jorge Pinheiro said...

Eduardo e Angela: espero conseguir manter o ritmo, o interesse e não dizer muitos disparates.
Antonião: boa. A minha hoje tinha nove metros...