14.4.10

CIUDAD RODRIGO - CATEDRAL DE SANTA MARIA - PORMENORES



O que estariam os construtores de catedrais a pensar quando pulverizaram de estranhos símbolos as bases das colunas que suportam as magníficas ogivas góticas? Que quereriam eles dizer, esses pedreiros-livres? Coisas maçónicas ou teriam fumado ervinhas do claustro? (Por todos ler "O Mistério das Catedrais, de Fulcaneli).

13 comments:

João Menéres said...

Óptimas captações!

angela said...

Devem servir para espantar...
Lindas fotos

Mar de Bem said...

A Catedral pode ser gótica, mas creio que estes demónios, que ficavam cá fora e nunca dentro da Igreja, seriam dum Românico tardio. Estas eram as figuras medievais símbolo do pecado que contínuamente lembravam aos fiéis que eles eram pecadores, não estando imunes e que teriam de entrar e confessar-se para se redimirem de todos os seus pecados. Era a época da repressão cristã, na época dos "cavaleiros da Távola Redonda"...na procura de libertar a cristandade da mourama (sim, porque a grande repressão - a Inquisição - teve o seu "apogeu" bastante mais tarde) Posso até pensar que aqui começou insidiosamente a Inquisição! Durou séculos...

Lina Faria said...

Muito divertida a arte sacra marginal.
Jorge, adoro figuras antropomórficas.
Interessante a interpretação da Mar do Bem.
bj,

myra said...

bem, estas me assustam :)))

Mar de Bem said...

A interpretação não é minha. Estudei isto em História de Arte há 40 anos... Esqueci-me das siglas, símbolos e nomenclaturas...
É o Tempo!

Mar de Bem said...

...e esta arte sacra não é marginal.

Ela era o sempre presente para controlar a mente do Homem. Apenas só devia ser representada no exterior, porque o pecado, condição humana, tinha que ficar à porta e nunca entrar na Casa de Deus (privilégio dos que cumpriam os rituais).

Jorge Pinheiro said...

Perante tamanha interpretação, quedo-me. As figuras estão nas colunas do claustro. São frequentes também nos portais das igrejas. Sempre nas góticas (uma correcção. Nunca as vi nas românicas). Quererão em parte significar o que tu dizes, Mar, mas só aparecem no período dos construtores das catedrais (arte gótica), esses pedreiros-livres que viraim a dar origem à maçonaria (rito de pedra) e que eram protegidos dos Templários. O outro significado escapa-nos. Por isso recomendo a leitura de Fulcaneli "O MISTÉRIO DAS CARTEDRAIS" (um livro difícil).

... said...

Jorge, por favor, complete as informações bibliograficas do livro, irei encontra-lo, gostaria muito de ler.
Abs.

Jorge Pinheiro said...

Fernando: Aqui em Portugal é "O Mistério das Catedrais", de Fulcanelli, colecção Esfinge, Edições 70. A edição que eu tenho é de 1964. Julgo que não haverámais recente. É um livro relativamente heremético... Aí, não sei se haverá edição. Nem sei se ainda haverá cá. Senão encontar, diga. Abraço.

Li Ferreira Nhan said...

Fotos belíssimas Jorge!
Teu olhar atento, sempre!
Admiro essas mãos anônimas que talharam as pedras.

Jorge Pinheiro said...

Oi, Li. É fantástico. Grande parte já estavam de tal forma gastos que eram meras formas.

RONALDO MONZILLO said...

alguns comentarios :
Catedrais Europeias , construidas por maçons operativos.
Cavaleiros Templarios , tem origem nas cocheiras do templo de Jerusalem ,cedido pelo Rei .dai o nome de cavaleiros do Templo, que protegem os peregrinos em direçao a jerusalem ou Santiago de Compostela.
Hermes (Grego) da origem a Hermeticidade aplicada pelos ritos maçonicos.
Gargulas usadas tambem na Sacre Coeur , Paris.
Ronaldo (Brasil)