28.9.10

BRAGANÇA - HISTÓRIA I

A história da região conta-se em três tempos, se começarmos pelos romanos. Também, mais para trás já ninguém se lembra muito bem!
Foi o procônsul Décio Júnio Bruto que conquistou todos os povos entre Douro e Minho. Em Roma teve honras de triunfo e tomou o apelido de “Callaico” (galego).
Sob o domínio romano, a região bragançana pertenceu, primeiro, à província Ulterior, isto é, a que ficava além do Ebro, de quem vem de Roma, naturalmente. No ano 27 a.C., o imperador Augusto, então no seu sétimo ano de consulado, dividiu a Espanha na Bética, Lusitânia e Tarraconense. Até 331 d. C., a nossa região integrou a província Tarraconense e, a partir desse ano, passou a pertencer à província da Galiza, criada, entretanto, por Constantino Magno que dividiu a Tarraconense em três novas províncias: a Tarraconense propriamente dita, a Galiza e a Cartaginense.

A Galiza de Constantino era delimitada a sul pelo Douro e compreendia toda a região desde a foz do rio até ao promontório Céltico ou Nério, hoje Finisterra, cortando daí para as montanhas das Astúrias, donde descia novamente até ao Douro, por alturas de Freixo de Espada à Cinta.
Os romanos dividiam as províncias em chancelarias ou "conventos" jurídicos, de onde viemos a herdar os nossos actuais concelhos. Os povos que ficavam a ocidente do rio Tuela, como, por exemplo, os de Vinhais e de Mirandela, pertenciam à chancelaria de Braga, ou seja, eram galegos brácaros. Eram astures-augustanos todos os habitantes dos concelhos de Bragança, Miranda, Mogadouro, Moncorvo e Freixo, uma vez que ficavam a oriente do Tuela e pertenciam à chancelaria de Astorga. Na época, seriam cerca de 240.000 habitantes, isto é, pessoas livres, como refere Plínio. Os outros não contavam para a estatística!
(continua))


3 comments:

João Menéres said...

Vamos por partes :

1) Não tropeçou em ninguém anterior aos romanos?
É que para o Bruto ter conquistado, é porque a conquistou a alguéns...
2) A Bética? Devia ser boa rapariga...mas não cheguei a ser-lhe apresentado. Devia ser muito dona do seu nariz...
3) Grande era Galiza!
4) Não conhecia essas divisões! E muito menos as designações GALEGOS BRÁCAROS (uma delícia !) e ASTURES-AUGUSTANOS (mais difícil de pronunciar...).

E, FINALMENTE:

Bela, magnífica a imagem destas duas janelas, com a folhagem VERDE !

lis said...

Oi Jorge
Bragança é a mesma Braga? fundada no tempo dos romanos como Bracara Augusta ?
interessante estudar e relembrar o passado das cidades principalmente quando se tem história. Gosto.
vou acompanhando
abraço

Jorge Pinheiro said...

Lis: Bragança não é Braga. Fica bem no nordeste. Se carregar nos Labels tem todos os posts sobre Bragança e tem um com a localização. Braga fica no Minho.
João: acho que antes dos romanos andava por aqui uma tribo q eram os Zoelas... De qq forma repare-se q nunca os Lusitanos andaram por aqui, embora se diga que ao tempo de Viriato chegou a haver uma aliaça contra os romanos . Francamente acho lenda...