Foi precisamente a 13 de Outubro, uma terça-feira (por isso ainda hoje a rifão popular diz: "À terça-feira, não cases filha, nem urdas a teia", que, como toda a gente sabe, vai dar ao mesmo!!!).
Suevos, Vândalos e Alanos invadem os romanos da Península. Os Suevos estabelecem a sua monarquia com capital em Braga. E enquanto esta monarquia durou, sempre os territórios bragançanos lhe foram sujeitos, incluindo o Parque Natural do Douro Internacional, o qual, porém, a partir do ano de 585, passou a ter imensos turistas godos. Pois é, este novo bando deu cabo dos Suevos e todo o seu território foi integrado no reino gótico.
Homerico foi o primeiro rei dos suevos na Galiza. Seguiu-se-lhe Rechila, que agregou as províncias Bética e Cartaginense. Sucedeu-lhe Requiário derrotado, perto de Astorga, por Teudorico, rei dos Godos. Conseguiu fugir, mas foi apanhado e morto junto a um local chamado Portucale que ninguém sabe bem onde fica, mas é, definitivamente, o centro do “Quinto Império”. O reino ficou abalado e reduzido à expressão mais simples, dividido em facções e lutas fratricidas.
Apenas por curiosidade e para quem tenha filhos ou netos por baptizar, aqui ficam algumas sugestões de nomes desses míticos reis suevos: Maldran, Frantanem, Frumário, Remismundo (que é o meu preferido), Regismundo, Heborico…
(continua)
3 comments:
O que nesta LINHA se aprende !!!
Boas sugestões para nomes próprios!
Nem sei qual escolheria...mas o REMISMUNDO já está bem.
entendo bem dos filmes com aqueles bárbaros cabeludos , com cara de Brad Pitt mas de reis suevos a nota é zero Jorge rs
Lis: esses bárbaros são estes ou outras tribos das inúmeras que assaltaram o Império Romano.
Post a Comment