Viriato, o mítico chefe dos Lusitanos, que durante nove anos enfernizou a vida ao melhor exército do mundo, os Romanos (várias vezes já falámos desse imbecil), e que impediu o progresso de chegar mais cedo à Península. Ele é considerado um herói-mágico quer por portugueses, quer por castelhanos. De facto, os Lusitanos andavam ali pela Meseta Ibérica e acossados por outros Celtas refugiaram-se nos Montes Hermínios (Serra da Estrela). Daqui lançavam rapinas a outros povos e chateavam os Romanos. A verdade é que foram sempre ganhando. Viriato acabou por ser assassinado à traição. Enfim, isso agora não interessa nada. Interessa agora dizer que Viriato é disputado por portugueses e espanhóis. Aliás, assisti há uns anos a um interessante seminário sobre o tema. Agora vejam por favor as diferenças. Em cima, em foto minha tirada em Zamora, temos o Viriato espanhol, ar gay, com mãozinha mais que duvidosa e pose suspeita. Em baixo, sacada da net, a imagem da estátua do Viriato português, másculo e guerreiro, quase boçal... A favor ou contra?
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
7 comments:
Esta é de Viseu, não é?
Quanto à de cima, já o Jorge foi bem claro!
É de Viseu da "Cava de Viriato".
Eu gosto mais da de Viseu, claro! Muito mais macho! O verdadeiro macho lusitano, pois claro!! Chega-lhes, ó Vivi!!
Não resisto a tecer um comentário -plagiando uma histórinha que se conta por cá, como nortenha - "Ó Silva, a nossa é melhor!"
Então e o "orgulho gay"?
gosto do Viriato de todas as maneiras =) por ter tido a coragem de enfrentar (chatear ;) aqueles que pretendiam invadir as terras do seu povo.
beijinhos
Post a Comment