23.4.11

MATEUS LEVI

- "Repito, pela última vez, deixa de ter fingires louco" - disse Pilatos mansamente e com monotonia. - Não há muita coisa escrita, mas escreveu-se o suficiente para te pendurarmos".
- "Não, não, Hégememon" - disse o prisioneiro. "- Há um homem que me persegue por toda a parte com um pergaminho de pele de cabra e que passa o tempo a escrever. Uma vez dei uma vista de olhos por esse pergaminho e fiquei horrorizado. Nunca disse uma só palavra do que lá está escrito. Roguei-lhe para queimar o pergaminho. Mas ele arrancou-mo das mãos e fugiu".
- "Quem é esse homem?" - perguntou Pilatos, nauseado, levando a mão à têmpora.
- "Mateus Levi" - explicou o prisioneiro, cheio de boa vontade - "Era cobrador de impostos. A princípio tratou-me como inimigo e até me insultou. Contudo, depois de me ouvir começou a amaciar. Por fim, lançou o dinheiro para a estrada e disse que passaria a andar comigo"

Excertos de "Margarita e o Mestre", de Mikhail Bulgakov.

No comments: