29.7.11

CROMELEQUE DOS ALMENDRES

Conhecido popularmente por "Alto das Pedras Talhas", é o maior recinto megalítico da Península Ibérica e um dos mais antigos monumentos da Humanidade. Fica em Guadalupe, perto de Évora. São cerca de cem monólitos, alguns decorados com gravuras. Edificado há cerca de 7000 anos, no Neolítico Antigo. Desconhce-se a sua função. A implantação de alguns monólitos é coincidente com os movimentos astronómicos do Sol e da Lua, podendo estar na base da determinação de equinócios e solstícios. Um projecto de poder?

21 comments:

daga said...

só conhecia o cromeleque de Stonehenge (de leitura) vê lá :p
pensei que fosse uma espécie de santuário onde se praticavam rituais a divindades dessa época!
acho muito bonito, misterioso e fascinante :)
beijos

Anonymous said...

Tudo muito curioso! Gostaria só dde saber como podem especificar todos esses anos de sua "edificação" ?????

Anonymous said...

E o monólito principal está de camisola azul !!!!

Anonymous said...

Fernanda, a autora da fotografia...

Jorge Pinheiro said...

Certo. Mas ainda não tenho 7000 anos.

Jorge Pinheiro said...

Eduardo: datação por carbono ?!

Jorge Pinheiro said...

Eduardo: são muito conhecidas cá pela terrinha, ou deviam ser. Portugal tem um património invejável de "edificações" do Neolótico.

Maria de Fátima said...

tempo de decaimento do carbono radioactivo presente nos materiais...carbono catorze
ou outros métodos, ou com outros átomos tb radioactivos para datações de muitos mais milhares de anos...enfim, adoro esses templos (!!) e espanto-me (arrepio-me!) face a esses monumentos, antas e quejandos...
andas-me a dar umas dicas, mas mais para setembro :)

Li Ferreira Nhan said...

rsrsrsrsrs
adorei o comentário Anonymous!
;)

Li Ferreira Nhan said...

Jorge,
minha Rebeca já esta por Lisboa...

Perguntei como ela esta
e a resposta veio bem rápida:
"_ Estou em casa!"

(Amei!)

:)

Anonymous said...

Jorge,

sei que é por datação de carbono, mas onde? As pedras podem ter 70 000, 80 000 anos, o que não prova que estejam nesse sítio a todo esse tempo! É a terra ao redor do buraco que escora as pedras??? Mas é só uma curiosidade! 7 000 anos e 2 000 na minha cabeça é a mesma coisa! Tempo inimaginável!

myra said...

estou de acordo com o Eduardo, mas voce està mais alinhado que os momoliticos, ainda bem, està vivo:), e adorei a barba:)))

Jorge Pinheiro said...

Li: se fôr preciso alguma coisa é só dizer.

Jorge Pinheiro said...

Eduardo: pois também não sei mais. Mas concordO: A PARTIR DOS 1000 É UMA ETERNIDADE.

Jorge Pinheiro said...

Myra: a barba tem quase 7000 anos ;))

Jorge Pinheiro said...

Mª DE FÁTIMA: E DEPOIS PODES IR VER A GRUTA DO ESCOURAL E COMER NO MANUEL DA AZINHEIRINHA. UM ESPECTÁCULO.

Li Ferreira Nhan said...

Obrigada Jorge!

raulluar said...

Vale a pena passar por lá. Boas fotos e bela barba:)

Anonymous said...

Jorge, eu sem os 7000 anos já estou a não me lembrar das coisas passados 8 MESES ?????
Nos desculpe o ERRO, e se houve FALHA por parte do JOSÉ LUIZ FERNANDES, foi completamente involuntária, e acidental. As coisas vão para as "nuvens" e voltam sem AUTORIA ou CRÉDITO. Indisculpavel quem cometeu a CÓPIA sem citar o AUTOR!

Deusa said...

Oi Jorge
Agora que estou vendo estas tuas postagens
Adorando
bjo

Deusa said...

Oi Jorge
Agora que estou vendo estas tuas postagens
Adorando
bjo