22.9.11

MANET - OLYMPIA ERA AFINAL VICTORINE MEURENT

O "Varal de Ideias" fez um interessante trabalho sobre o quadro de Manet, "Olympia". Nele se fala sobre os antecedentes e as várias obras que, depois, nele se inspiraram. Mas quem era Olympia? Expresso da Linha investigou. Olympia era afinal Victorine Louise Meurent (1844-1927). Também ela pintora, mas que se  notabilizou por ter sido uma modelo retratada em quadros célebres do período impressionista e em especial por ter sido a modelo predilecta de Édouart Manet, que conheceu no ano de 1862 e para quem posou ao longo dos 13 anos seguintes.


Em cima, Olympia (1862 - Musée d'Orsay); ao centro Déjeuner sur l'Herbe (1862-63 Musée d'Orsay) e Woman with Parrot (1866 - Metropolitan Museum of Art).
No quadro Déjeuner sur l'Herbe, encontramos o corpo de Suzanne Leenholf (mulher de Manet) com o rosto de Victorine. Uma simbiose típica de photoshop.
Única obra reconhecida da autoria de Victorine Meurent.

6 comments:

João Menéres said...

Óptimo trabalho de busca e estudo.
Fico muito contente, JORGE.

Um abraço.

Maria de Fátima said...

obrigada por este naco de aprendizagem
sobre uma outra modelo, Elizabeth Siddal, e uma outra obra - Ofélia de John Millais - teceu Hélia Correia o seu romance Adoecer
vale a pena ler

Maria de Fátima said...

ah! e ainda em torno de Ofélia, o companheiro de Hélia, Jaime Rocha, criou uma tetralogia poética
li Necrophilia e aconselho

"Rodeado de vespas, sozinho como
um comboio que passa entre as árvores.
Enquanto os bichos lhe percorrem as
pernas, descobrindo todas as feridas e as
imprecisões delineadas pelos músculos.
Quando eles se atiram aos pedaços de sangue
encontram a mesma frescura que sentem
nos olhos dos cavalos. É nesse
momento que vêem a imagem dela exposta
naquele olhar adocicado, quase a rebentar.
Nesse exacto momento. Então, o que resta
do corpo deforma-se no encontro dos
insectos, no modo como sugam a água
dos machos."

Eduardo P.L said...

Oba...um NOVO post para levar para o VARAL. òtimo post e trabalho de pesquisa. Parabéns! Quanto à Olímpia, realmente era melhor modelo do que pintora!srsrs

expressodalinha said...

Ainda bem que gostaram.
Maria de Fátima: vou investigar :))

expressodalinha said...

Eduardo: é apenas um complemento ao seu trabalho.