18.4.12

O REI E OS ELEFANTES

Afinal o rei de Espanha parece que foi convidado para a caçada. Que não gastou os 40 000 euros da licença para matar. Que, para certas empresas, é de grande prestígio ter por lá um rei a matar elefantes. E que matar elefantes pode salvar o Botswana, um país que estará a ser destruído por aqueles paquidermes. Já antes, em jovem, o rei de tinha tido um "acidente de caça" e matou o irmão sem querer. Desta vez, partiu um perna. Os elefantes não têm culpa. Os espanhóis também não. Tudo o que a Espanha menos precisava, neste momento, era juntar à crise económica uma crise de credibilidade no regime. A verdade é que as monarquias actuais são um sorvedouro de dinheiro público sem qualquer significado político. Símbolos de passado que já passou, os reis caçam elefantes, fazem ski e partem pernas. Um futuro sem horizonte.

8 comments:

Anonymous said...

Sabemos que o expresso é um fervoroso defensor dos direitos dos animais, mas há que ter em conta que o equilíbrio cinegético tem que ser aplicado até para defender outras espécies.
Achei de péssimo gosto e lamentável a referência ao acidente ocorrido com o então jovem Juan Carlos e o seu irmão, com uma arma de fogo, do qual resultou a morte do segundo.
Ortega

Jorge Pinheiro said...

Aqui não está em causa qq equilíbrio cinegético, mas a arrogância dos safaris reais. Qt ao "acidente" é lamentável, de facto, mas revelador de uma certa propenção para as armas de fogo. Pelos vistos deve ser cinegené(ti)co.

Fatyly said...

e é ele um grande defensor dos animais...tretas...os elefantes não ficam num só local e podem ser desviados da sua rota, basta haver vontade dos homens. Não é matando que se resolvem os problemas.

Sou de um país de grandes caçadas, claro só para ricos e vindos de fora a convite de meia dúzia de dentro...e sempre fui contra, como sou contra criarem-se lebres e aves, depois soltá-las e andarem à caça. Como sou contra as touradas, excepto se caçam para comer!!!!

Fico imensamente feliz quando o predador humano é caçado e ou ferido!!!

Subscrevo inteiramente tudo o que dizes!

Jorge Pinheiro said...

Acresce a enorme falta de noção de um rei nesta altura do campeonato. Se não tivesse partido a perna, nada se saberia. Mas soubesse. É ridículo ter de matar para se sentir homenzinho. A rainha de Inglaterra e o idiota do princípe consorte é igual. Tudo gente fina!

peri s.c. said...

Temos um ditado aqui : " o castigo vem a cavalo ". Desta vez a elefante e imprensa.

Jorge Pinheiro said...

E a falta de senso.

Anonymous said...

Cada povo tem o REI, ou monarquia que merece! Aqui no Brasil temos a Rei Lula, que não mata elefantes, mas participa de caçadas a prefeitos, senadores e deputados! Verdadeiras carnificinas são patrocinadas pelos seus comparsas! E o pior, a "memória" do eleitor, não é nem de longe a de um elefante!

Li Ferreira Nhan said...

Essa imagem me enoja!