28.4.12

RESSECÇÃO ENDOSCÓPICA DA PRÓSTATA


A próstata é uma glândula bem escondida e que discretamente vai produzindo o sémen. Encravada por baixo da bexiga e quase a descair para o recto, a próstata poderia ficar ali acobertada e sossegada pela vida toda. Ninguém dava com ela. Sim, que o exibicionismo fica mais para a frente... Acontece que lhe dá para crescer com a idade. Aumenta de volume e passa de uns normais 20/30 gramas, para 50, 60 e mesmo 100. Azar dos azares, o canal da urina, a uretra, é o mesmo do sémen. A uretra passa pelo meio da próstata em ligação à bexiga. Quando a próstata cresce a uretra fica comprimida e a urina começa a correr mal. De ano para ano, cada vez pior. Pode mesmo fazer uma retenção por obstrução total do canal e provocar infecções a montante, na bexiga e nos rins. É a Hipersplasia Benigna da Próstata (HBP). Uma operação simples para desobstruir a uretra. A Ressecção Endoscópica da Próstata. Na imagem de baixo podem ver o aparelho usado na penetração. Depois há uma espécie de desbaste, como se estivéssemos a trabalhar talha e ficam aqueles fragmentos cortados. Foi esta a operação que fiz. Um operação com um post-operatório chato, pela necessidade de algalia de grande calibre e, depois, do ardor no acto de urinar. Oito dias depois, estou muito melhor e já me sinto um homenzinho. Ressecção é uma palavra "fina". Talvez das poucas que tem dois ss e dois cc.  Esta palavra vai desaparecer e passará a resseção ou será recessãoAproveitem enquanto não chega o Acordo Ortográfico. 

16 comments:

Silvares said...

Espero que não fique "recessão". Seria demasiado injusto e até perigoso. Estás quase de volta ao mundo livre de algalias!

Jorge Pinheiro said...

De crise em crise...

Fatyly said...

Uma bela lição de anatomia e tens dúvidas de que com o passar dos anos a recessão acentua-se? Não, não falo da económica, essa que se lixe...

mas no "despencar" dos orgãos e nós mulheres até nisso somo bem mais lixadas do que vocês, pelo esforço que fazemos de vos por no mundo:)

As tuas melhoras e isso vai passar...porque até nós estamos de passagem:):)

Anonymous said...

Jorge, como vemos só depois de conhecer seu problema em profundidade e detalhes, concordou em fazer a "operação simples" de que te falei. Oito dias de um pequeno ardor peniano, não é nada, perto do alívio e prazer que sentiras pelo resto da vida, principalmente à noite, quando não vais mais precisar levantar e interromper o sono, várias vezes!

myra said...

isto mesmo, Eduardo!
e Jorge eqto ao "resto" tudo estarà OTIMO:)))
bjos

Jorge Pinheiro said...

Eduardo: foi dos que mais me motivou. E tinha razão. Até estou admirado com a rapidez da recuperação.

byTONHO said...



H.ipersplasia
B.enigna do
P.inheiro!

R.esses e cês.ção!

Abra...SÃO Jorge!

:o)

byTONHO said...



Enfer...
MARIA! MARIA!
É um dom, uma certa magia
Uma força que nos alerta
Uma mulher que merece
Viver e amar...♪

:o)

Jorge Pinheiro said...

Excelente Tonho. Gostei da HBPinheiro.

Anonymous said...

Jorge, já que me responsabilizou por parte de sua decisão, me cabe transcrever aqui as funções corretas da próstata, que não produzem o semen exatamente, mas parte do líquido^( de 10 a 30 % ), conforme:

A próstata é uma glândula exócrina que faz parte do sistema reprodutor masculino.A próstata difere consideravelmente entre espécies anatomicamente, quimicamente e fisiologicamente. A função da próstata humana é produzir e armazenar um fluido incolor e ligeiramente alcalino (pH 7.29) que constitui 10-30% do volume do fluido seminal, que juntamente com os espermatozóides constitui o sêmen.

Anonymous said...

...ahh, os outros 60% a 90% são produzidos nos testículos! Agora a "porra" ficou completa!srsrsr

Jorge Pinheiro said...

É bem visto. Tinha esquecido os testículos!!!

byTONHO said...



PORRA meu!
Que aula!

Teus Tículos dói quando a porra acumula ali!

:o)

Jorge Pinheiro said...

Isso era dantes :))

Mena G said...

Já tinha comentado disfarçamente: qualquer dia já mijas em arco!!!!
:)))

Jorge Pinheiro said...

COMO UM RAPAZINHO :))