18.6.12

CARNÍVORAS NO GERÊS


No Gerês, perto do rio Arado, encontrámos a Orvalhinha (Drosera rotundifolia). Uma das raras espécies de plantas carnívoras do nosso país. Cresce em solos pobres em nutrientes mas ricos em humidade. As minúsculas gotícolas que se assemelham às gotas de orvalho são na realidade uma viscosidade adocicada e pegajosa que a planta segrega através dos pêlos que cobrem a superfície das folhas e que utiliza para capturar pequenos insectos tais como mosquitos, melgas, moscas, pequenas borboletas e libelinhas. Ao poisarem na planta, atraídos pela sua coloração vermelho vivo e pelo aroma adocicado das secreções, os insectos ficam enredados nesta viscosidade e, lentamente, a folha fecha-se sobre o incauto insecto. Os pêlos que revestem as folhas segregam também enzimas digestivas que dissolvem as presas e permitem à Orvalhinha alimentar-se... Mais carnívoras só as mulheres.
.

8 comments:

Fatyly said...

e são lindíssimas e és mesmo malandro...quê lá isso as mulheres é que são mais carnívoras? Havia de eu ter poderes (...)..." lentamente, a folha fecha-se sobre o incauto insecto" que de certeza que muitos "gajos e gajas" já não existiriam. Possa!

João Menéres said...

Ai se eu também tivesse os poderes que FATYLY desejava....

Muito linda a imagem, JORGE !
Melhor, e sendo mais justo : Está um espectáculo de uma imagem !!!

Luísa said...

Ehehehehehehehe!
Grande Fatyly com a sinceridade na ponta do cadápio...
Linda foto no Expresso!

Li Ferreira Nhan said...

De fato, "mais carnívoras só as mulheres."
E quando estão temperados são uma delícia!

expressodalinha said...

Sem dúvida... o tempero vale tudo.

myra said...

dao até medo---mas as mulheres nao sao carnivoras:))))

expressodalinha said...

Myra: tem dias,,,

João said...

Boas pode me indicar onde viu a orbalhina perto do rio arado pois custumo passar ferias no geres e ando sempre a procura dessa planta pois gostava muito de tirar uma fotos(profissionais ) da planta mas nao a encontrei ainda pode me explicar mais ou menos onde a encontrou para ver se ainda la existe?
joaorui1997@hotmail.com