12.7.12

O NEGÓCIO DA SOMBRA

A Fernanda gosta de fazer a sesta na praia. E sesta só à sombra. Todos querem sol, mas o negócio está na sombra. No Algarve, desde 8 € a 100€ diários pode-se curtir a praia sem escaldão. Tem praias com almofadas, garrafa de champanhe, frutas frescas, "brumas" refrescantes e toalhitas geladas. Praias com sabor. Sombras gourmet. Camas para três e quatro pessoas. Ambiente absolutamente lounge, lifestyle, com DJ residente. Um oásis na areia. Tudo sem sair da espreguiçadeira. Começa a ser estranho quem vai de toalha, guarda-sol e come bolas de Berlim. Um dia serão excluídos das praias por comportamento impróprio e remetidos para as piscinas municipais, longe do turista charter ou do  futebolista Ferrari.

11 comments:

João Menéres said...

Fantástica a Crónica DAS SOMBRAS GOURMET !
Todos os seus textos são óptimos, Jorge, mas este é um dos que mais apreciei !
Parece ter retornado ao ano de 2008, quando contou a História de uma bola de berlim ou daquele guarda-sol que o vento levou areal fora !

BRAVO !

Li Ferreira Nhan said...

É muito curioso e interessante essa coisa dos costumes...
Depois do teu texto das tais bolas nunca mais os "sonhos" daqui foram os mesmos; a cada mordida penso nelas e nem consigo imaginar como podem combinar com sol, mar, praia e verão: elas tem cara de padaria.
Assim como me é impossível conceber tomar um caldo quente ( "caldinho" de feijão, de sururu, etc) numa praia sob o sol escaldante do nosso Pernambuco. No entanto fazem o maior sucesso!
Agora essa história de pagar pela sombra e espreguiçadeira também não sabia. Vim conhecer ano passado na Sardegna.
Lá na praia era proibido jogos de bola (qualquer um), som e comer ou beber (pic-nic) no guarda-sol alugado.
Mas havia uma área delimitada e separada para os turistas que carregavam sua "sombra". Porém o som, a bola e a "farofa" definitivamente ficava de fora.
Costumes...

Fatyly said...

Modernices para quem pode que acho muito bem em aproveitá-las! A concessão das praias vão-se alargando com espaços à moscas e outros apinhados de gente...mas sem chapéu utiliza-se o espaço todo...portanto exclusão? isso é que era doce!

A Fernanda faz muito bem em fazer a sesta à sombra e na ou a foto está muito bonita.

Boas férias

myra said...

na sombra tbem o sol queima:)
gostaria de estar la perto de Fernanda...
beijos a ela

Anonymous said...

Boa crônica ilustrada!

Anonymous said...

Praia, para mim, não é assim, nem essa, de vento pouco vagaroso ... mas pronto, que se lixe, há gostos para tudo neste mundinho de todos ...
Espreguiçadeiras, toldinhos, bebidinhas e o diabo a quatro ... quanto snobismo ... quanto "conforto", quanta mania de se ser diferente ...
Há que deitar na areia, sobre uma toalha à qual o sol roubou a cor, deixar o mesmo sol afagar-nos a pele que de tão queimada já nem "queima" e entrar no mar sem lhe desvendar os mistérios ...
Mas parece que tudo está diferente ... dizem que até o sol já é outro ... só o mar continua o mesmo ...

Definitivamente, a minha praia é outra ... esta é chata, com gente chata, a querer ser o que não é ...

Antes fazer a sesta na minha caminha do que frequentar um nojo destes ....

ufa, disse!

Anonymous said...

E disse muito bem Sr Anónimo, ou Sra Anónima!!! Cheio de coragem, atrás do anonimato!!!!
Olhe...outro anónimo assina!!!

Jorge Pinheiro said...

Os novos conceitos turísticos que descrevo (não este da foto que é um banal toldo) existem mesmo nas praias "chiques" e começam a fazer escola. Na TV apareceu um brasileiro a dizer que vai levar o conceito para o Brasil.

Anonymous said...

O conceito, a moda já pegou Jorge.

A propósito, o mar definitivamente não é o mesmo; esta muito mais sujo.

Atrás do anonimato é fácil ser corajoso.
rsrsrsrs

Li ferreira Nhan

Anonymous said...

Quem vos disse que sou uma pessoa corajosa? Sou nada. Se fosse não teria medo de uma barata e frequentaria uma praia desse tipo.

Sim, porque só um corajoso consegue enfrentar esses bandos de pavões ...

O mar está sujo? São os pavões que o sujam, só pode ... devem ser rolhas das garrafas de champagne, embalagens de protector solar L´Occitane ou Lancôme, etc etc ...

Até porque, em sã consciência, ninguém atira bolas de Berlim ao mar ...

Jorge Pinheiro said...

Concordo. A praia que eu descrevo no post (e que não é a Meia-Praia) deve ser chata e socialmente desgastante. Eu vou para a praia para ter sossego e não para uma de socialite.