9.12.12

NIMEYER

"Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein".

13 comments:

João Menéres said...

Conheço a Catedral de Brasília há 41 anos.

Até nos seus pensamentos e palavras, Niemeyer era um génio !

peri s.c. said...

Preciso e conciso nas palavras assim como nos traços. Foi um gênio.
Que, felizmente pode ver sua obra reconhecida,embora não desse importância para isso.

Anonymous said...

Eu defendo uma tese muito controversa para ser tratada nesta hora, mas sempre a expus com o Oscar em vida. Deus é justo, não dá TUDO para uma só pessoa. Ele era super dotado esteticamente. Mas faltou lhe " inteligência" para perceber coisas econômica/social/políticas que nunca percebeu. Nem o Partido Comunista Russo ou Chines acreditam mais em Marx, e ele morreu defendendo o PC. Isso prejudicou enormemente sua carreira e obra, que poderiam, ainda, ser muito maiores.

Jorge Pinheiro said...

Mas o PC de Portugal acredita. Ele devia ter vindo para cá.

Anonymous said...

Este senhor Eduardo P.L. tem noção do que escreveu acima? Cheirou-me a inveja e a mesquinharia. Imaginem se o PC não tivesse "atrapalhado" a carreira ilustre de um ser diferente que foi Oscar Niemeyer.... Um Homem reverenciado em todo o mundo, por todos, independentemente das suas posições políticas e/ou religiosas. Eu, particularmente, que nem aprecio tanto o tipo de arquitetura de Niemeyer mas que também não tenho competência para discuti-la (por isso calo-me) sei que o Arquiteto esteve, está e estará em um patamar que poucos homens no mundo poderão alcançar.
Senhor Eduardo, espelhe-se em Niemeyer. Acredite que melhorará bastante como pessoa .

Anonymous said...

Se Anonimo, deixe as pessoas pensarem o que quiserem....estão no seu direito e você NÃO tem o direito de criticar quem não tem as suas ideias....pode não concordar, mas criticar NUNCA!!!!
Eu por exemplo discordo de si em praticamente tudo....

Jorge Pinheiro said...

As pessoas são um complexo de competências, criatividade, afectividade e fé. A mistura de tudo isto, e de muito mais, dá génios, criminosos, blogueiros e até seres normais. Felizmente somos seres complexos.

Li Ferreira Nhan said...

Boa Jorge!
Você matou a cobra e mostrou o pau!

João Menéres said...

LI e JORGE

Eu NÃO ACEITO os valentões dos ANÓNIMOS !
Vão logo para o LIXO !

E MAIS NÃO DIGO...

daga said...

os artistas não se deixam aprisionar por rótulos, criam beleza intemporal!

mauro m said...

Eduardo

Não acho que sua ideologia o tenha " prejudicado " profissionalmente .

Fui pesquisar quantos projetos o ON fez em sua vida : há uma pesquisa que vai até 2007, que assinala coisa de 370 . Até 2012 deve ter chegado a 400 . E todos eles " especiais" .

Quantidade ( e qualidade ) para matar de profunda e corrosiva inveja qualquer coleguinha arquiteto.

Desenvolvia agora uma universidade, uma igreja, uma vinícola na Provance e um centro cultural . Êta !!!
Ele deve ser o único comunista que tem projeto feito no sagrado solo americano : a Sede da ONU, que projetou em conjunto com Le Corbusier.

É uma carreira prá ninguém colocar defeito . Grande o suficiente, ainda mais para ele que ( conforme escrevi ali em cima ) pouco ligava para essas coisas de " importância de sua obra".

Anonymous said...

a divergência é saudável. toda ela. o bloguer tem toda a razão. e de facto basta a fotografia do interior da catedral: Nimeyer é um dos anjos pendentes ... e que interessa o sexo dos anjos?

Antoniao

Jorge Pinheiro said...

Pois...