7.3.13

COGUMELOS

Cogumelo é o nome comum dado às frutificações de alguns fungos das divisões Basidiomycota e Ascomycota. A frutificação é a estrutura de reprodução sexuada destes organismos, tendo uma ampla variedade de formas e cores. A maioria dos integrantes do reino Fungi, assim como as bactérias, obtêm alimento decompondo a matéria orgânica do corpo de organismos mortos. Alguns obtêm alimento de outros seres vivos, com os quais se associam. Assim, os fungos podem ser decompositores, parasitas ou mutualísticos.
Há ainda certos cogumelos com propriedades alucinógenas, utilizados tradicionalmente por diversos povos. O mais famoso destes é o Psilocybe cubensis. Outra espécie utilizada em rituais é o Amanita muscaria.

9 comments:

Li Ferreira Nhan said...

Os alucinógenos eram moda...
Ou ainda são.

Jorge Pinheiro said...

Agora menos.

Luísa said...

Este cogumelo está fabuloso!
Até apetece arrancar, tratar na cozinha e saborear!

Gosto da explicação e muito mais da foto!
;-)

Li Ferreira Nhan said...

Melhor assim; menos os alucinógenos e mais os comestíveis!
:)

myra said...

no Mexico e tradicao religiosa principalmente em Oaxaca...

Anonymous said...

Então não são guarda chuva de sapo ???

Jorge Pinheiro said...

Também podem ser. A verdade é que são "flores".

Mena G said...

Aconselho-te a falares com o Francisco Castelo. "Viciado" na busca, na apanha e na confecção dos mesmos. Faz parte de uma tal "Irmandade do Cogumelo" e, quando tem dúvidas sobre se são venenosos ou não, manda-os não sei bem para onde para serem analisados. Em tempos que já lá vão, depois de uma manhã de quimio, fui ao cogumelo com esse gajo... :)Coisa a não repetir nas mesmas circunstâncias.

Jorge Pinheiro said...

Sabes, nem gosto de cogumelos. Sabem a bolor...