28.3.13

HOLLANDE - BANANA FLAMBÉ


Uma desilusão óbvia. Uma espécie de banana flambé. Uma anedota. A França não é confiável. Não é norte, nem sul, nem sequer é centro. A França é um capacho da Alemanha, como sempre foram todos os povos germano-francos. A Europa volta a dividir-se entre norte e sul. Entre germanos e romanos. A agressividade orçamental do norte mais não é do que o resquício luterano da ausência de estratégia global. A Alemanha nunca soube mandar. Só sabe dominar e mal. A França é um país frustrado. Nem sabe o que quer, nem nunca soube o que era. Hoje temos a certeza de que a Europa voltou às nações. O projecto europeu falhou. Não houve consistência no federalismo. As soberanias, as línguas, as culturas diversas não se fundiram, antes se foderam. A certidão de óbito aguarda o parecer de técnicos empoleirados em troikas, pela falta de coragem política em dizer basta. A vida fica num interlúdio.

5 comments:

Fatyly said...

Que tristeza meu amigo...estamos entregues à bicharada e andamos todos f***** (desculpa). Ninguém nos perguntou se concordávamos com a entrada nesta UE, mas o maior erro foi o termos perdido o escudo...julgo eu de que...

João Menéres said...

E há temos derrotámos três exércitos napoleónicos...
Agora qualquer um goza connosco !

daga said...

nunca acreditei num verdadeiro "federalismo" europeu, nenhum alemão, francês, inglês etc se iria sentir primeiro europeu e só depois alemão, francês, inglês! se até um habitante do Texas se sente mais texano do que americano... quanto mais perderem soberanias, como está a acontecer na UE... não sei se foi utópico ou se foi mesmo para os "grandes comerem os pequenos".

Jorge Pinheiro said...

Nunca saberemos. A perspectiva histórica virá daqui a 100 anos quando alguns de nós já estiverem a fazer tijolo.

Li Ferreira Nhan said...

A história está um espetáculo. Estamos a ver. Semanalmente, estamos a ver títeres.