30.9.13

OEIRAS - UM CASE STUDY

Oeiras é um caso único. Mais uma originalidade portuguesa. O candidato que ganhou as autárquicas, Paulo Vistas (e ganhou com grande vantagem), era o número dois de Isaltino Morais, actualmente preso por fraude fiscal e branqueamento de capitais. A lista agora vencedora chamava-se "Isaltino Oeiras Mais à Frente". Um movimento independente dos partidos. Paulo Vistas não só não enjeitou a herança, como dedicou a vitória ao ex-presidente preso. O seu primeiro acto após a vitória de ontem foi visitar Isaltino na prisão. Oeiras é o concelho com mais licenciados e doutorados do país e o primeiro ou segundo em quase todos os indicadores de qualidade de vida. Gente, teoricamente, esclarecida. Muitos oeirenses sentem-se envergonhados. Mas a verdade é que muitos licenciados votaram em Paulo Vistas/Isaltino Morais. Por isso ele ganhou e esmagou. Porquê? A melhor explicação ganha uma visita guiada à prisão da Carregueira, onde estão os presos mais famosos de Portugal. 

7 comments:

António P. said...

Bom dia Jorge,
Não é uma explicação é apenas um recorte de uma entrevista que Jonathan Littel (autor de "As Benevolentes") deu em 2007 ao Público:
"Só os ingénuos acreditam que a cultura ajuda a ser requintado."
Nem isso nos vale? - pergunta o jornalista.
Responde Jonathan:
"A cultura não nos protege de coisa nenhuma. Os nazis são a prova disso. Pode sentir-se profunda admiração por Beethoven ou Mozart e ler o "Fausto", de Goethe, e ser-se uma porcaria de ser humano. Não existe ligação directa entre cultura com C maiúsculo e as opções políticas."

Abraço

P.S: recomendo a leitura de "As Benevolentes"

Jorge Pinheiro said...

Percebo a comparação. Mas há mais factores...

Claire-Françoise Fressynet said...

E as pessoas que gostam do Amadeo Souza Cardoso são as mesmas que gostam da Joana V ????

Paulo said...

Também li e considero "As Benevolentes" uma obra prima e acho que a mensagem do livro é basicamente essa. Não acho é que isso tenha a ver com o caso de Oeiras. A classe média oriunda da pequena burguesia supostamente culta e licenciada não votou Isaltino. Quem votou nele em massa foram as classes menos privilegiadas, por quem ele tanto fez.
Tive oportunidade de assistir ao vivo ao longo de alguns anos a actuações do Isaltino Morais e posso afirmar que o homem é um líder nato,um trabalhador incansável e tem até um grande sentido de estado, o problema é que gosta de fumar charutos e não nasceu com fortuna de família como por exemplo o tão elogiado Churchill.
Paulo

Mena G said...

Por cá andam em 2ª contagem de votos...

Fatyly said...

Também não nos podemos que esquecer dos "menos favorecidos" do Concelho de Oeiras e são muitos, por uma reportagem que vi.

Quanto a "inovação" infelizmente só prova que o crime compensa e mais...uma comitiva foi de madrugada à Carregueira e S.Exª. O Presidiário mandou papelitos queimados com um isqueiro para assinalar a "sintonia".

Sim éuma prisão de famosos e gostaria era de os ver no meio dos outros presos e "sem mordomias". Quanto custará isto ao páis? Ou será que é pago do bolso dele e dos outros famosos?

Jorge Pinheiro said...

Os presos fazem parte do sistema. Sem presos não havia democracia. Estou a pensar numa cela dupla só para mim...