5.12.13

PARQUE DE MONSERRATE (SINTRA)

Localizado na Serra de Sintra, a poucos quilómetros do Atlântico, Monserrate é um Jardim histórico, romântico e exótico com uma colecção única de plantas sub-tropicais, bem como árvores e coníferas. É um dos mais conhecidos Jardins Europeus e um maravilhoso exemplo de um jardim inglês em Portugal. Graças ao seu clima único e privilegiado, Monserrate funciona como uma enorme estufa a céu aberto, com cerca de 30 hectares, onde centenas de espécies convivem em plena harmonia.
Em 1540 o abade Gaspar Preto constrói uma capela neste local, à qual dá o nome de Monserrate após a sua peregrinação ao Santuário da Nossa Senhora de Monserrat na Catalunha.
Destruída pelo terramoto em 1755, esta propriedade é alugada pela Família Melo e Castro a Gerard DeVisme, membro da feitoria inglesa em Lisboa e um dos mais importantes homens de negócios da segunda metade do séc. XVIII, que depois de construir um Palácio neo-gótico, sub-aluga Monserrate a William Beckford. Apreciador da Natureza, reputado conhecedor de obras de arte e um dos homens mais ricos de Inglaterra, Beckford finaliza a construção do Palácio e lança a plantação dos Jardins, mas poucos anos mais tarde regressa a Inglaterra, deixando Monserrate entregue ao seu próprio destino.

3 comments:

João Menéres said...

Cheguei a pensar em Monserrate, mas abandonei, por não conhecer muito bem.

Li Ferreira Nhan said...

E tomou as Rédeas do seu Próprio Destino e deu nisso, essa maravilha!
A natureza sempre nos ensinando.

daga said...

o parque é uma maravilha, o palácio outra, não há palavras para descrever a beleza de Monserrate... só mesmo assim em fotos como estas :))