20.5.14

CRÓNICAS DE ISTANBUL - II

Em 1341, o jovem Imperador João V Paleólogo foi destronado pelo ministro da guerra, João Cantacuzeno. A guerra civil instalou-se. Os fiéis do basileus chamaram os Búlgaros e os Venezianos. Cantacuzeno chamou os Sérvios e os Otomanos. Os turcos atravessaram o Mar da Mármara, vindos da Anatólia (Ásia), eliminaram os Sérvios e o próprio Cantacuzeno e instalaram-se na península de Galipoli, já na Europa. O cerco a Bizâncio iria durar um século, mas a tenaz turca era inexorável. Ainda houve um recuo em 1402, quando o exército turco de Bajazet foi derrotado, na batalha de Ankara, pelas hordas de Tamerlão, esse mongol que associava a barbárie mongol ao fanatismo muçulmano e empilhava cabeças para construir torres às portas das cidades conquistadas. Bizâncio salvou-se temporariamente. Tamerlão morreu em 1405, com 69 anos. As suas conquistas colapsaram, disputadas pelos seus inúmeros herdeiros. Aparentemente Deus não lhe tinha destinado o "Império da Ásia". Entre mortos e feridos, os Otomanos ressuscitaram das trevas, enquanto na Europa os Franceses combatiam os Ingleses, os Polacos e os Lituanos atiçavam-se contra os Cavaleiros Teutónicos, os Checos hussitas atiravam-se aos Alemães, operários contra burgueses, concílios contra papas e a peste negra contra todos. Os Otomanos tiveram tempo para se refazer do "contratempo" Tamerlão.  
Em 1439, o basileus João VIII Paleológo foi ao Concílio de Florença selar a união das Igrejas (católica e ortodoxa). Um erro fatal. Estalou a revolta em Constantinopla. Os ortodoxos intransigentes iniciaram a revolução... Antes os Turcos do que os Latinos. A 29 de Maio de 1453, os otomanos comandados por Maomé II, forçaram as defesas da cidade. O basileus foi morto em combate. A população reunida na basílica de Santa Sofia só podia esperar pelo milagre. Mas Deus era turco. Constantinopla em breve seria Istanbul. E Santa Sofia, agora revestida de mosaicos, transformar-se-ia em mesquita. Acabou o Império Romano de Oriente. Iniciava-se a Marcha Turca. Foi à 561 anos.
Na foto, a imagem dos imperadores Constantino e Justiniano, ladeando a Virgem e o Menino (Igreja/Mesquita de Santa Sofia).

4 comments:

João Menéres said...

Mesmo tendo sido há 561 anos, quem diria que agora querem a Europa...
Esta Igreja de Santa Sofia é de uma beleza sem fim.

Paulo said...

Li recentemente num livro que, nas conquista de Tamarlão morreram milhões de pessoas: calcula-se em cerca de um quinto da população mundial(!),estimada para a época.

daga said...

desconhecia esta tentativa de união das igrejas, falha minha...só sei do que se passou na cisão da igreja cristã no ocidente.

Jorge Pinheiro said...

Esta é a história do mundo. Tudo passou por aqui.