2.6.14

CRÓNICAS DE ISTANBUL - IV - AS PESSOAS

Empurrados pelos mongóis, certos bandos guerreiros turcos procuravam despojos do que havia sido o Império de Halagu Khan. Um certo Osman ou Othman (que significa "parte pernas") reuniu os otomanos. Gente que se contentava com pouco. Eram frugais (até inventaram o iogurte) e pertinazes, possuíam bons cavalos e misturavam-se pouco. Instalaram-se na Anatólia (Asia), mas em 1453 já estavam em Constantinopla, derrubando um Império (o Romano de Oriente) que durara 1000 anos! Estamos numa zona do mundo extremamente confusa. Os romanos do ocidente, agora travestidos de alanos, godos, germanos de todo o tipo, suevos, francos... Ao lado os sérvios, kosovares, macedónios, russos e ucranianos. Mais para oriente, os persas, os sírios, os arménios. Os venezianos e genoveses, vendendo tudo e todos. No meio, os curdos sempre desejosos de uma nação de uma identidade. Cristãos ortodoxos, cristão apostólicos, muçulmanos sunitas e xiitas, mamelucos no Egipto... No meio desta situação super complexa, os turcos conseguiram manter a sua identidade, especialmente porque não eram permeáveis à velha cultura iraniana, nem se deixaram corromper por Bizâncio. Fundaram obstinadamente um Império e o sultão viria a ser Kalifha, depois da queda dos Mamelucos do Egipto. São povos de origem uralo-altaica e de língua húngaro-fina, um ramo indo-europeu aparentado com os Húngaros e com os Finlandeses.
Feita esta introdução, convém esclarecer que não conseguimos entender nada do que dizem e há uma enorme dificuldade em eles perceberem inglês. Sugiro falar a "língua franca" do Mediterrâneo, um misto de italiano, espanhol e português. São pessoas simpáticas, com espírito empreendedor. As mulheres são vaidosas e mesmo as que vestem chedar ou que apenas cobrem os cabelos, estão muito "produzidas" por baixo. Os próprios anúncios de roupa apontam para um "turco-chique-sexy". Ao lado das mais tradicionais, há jovens de mini-saia ou leggings, com portátil e iphone, como em qualquer sociedade ocidental. Gostei e tenho pena de não ter podido contactar mais gente.

4 comments:

Gustavo said...

deve ser Istambul lindo...
abraços, querido Jorge,


Gustavo

Silvares said...

Coisinha para dar em mameluco!

Jorge Pinheiro said...

Completamente mamelucos e cheios de minaretes...

daga said...

lá está - muito complexo, um "melting pot" que vem de trás, do passado...gostei principalmente da mistura com Finlandeses :0 impressionante!