13.6.14

CRÓNICAS DE ISTANBUL IX - A SUBLIME PORTA

Os Bizantinos continuaram a ter o seu patriarca, mas a cidade mudou de nome. Onde havia torres sineiras, ergueram-se cúpulas e minaretes. A cidade povoou-se de muçulmanos, eslavos, arménios e judeus vindos de Espanha. Dominada a Grécia, a Valáquia e liquidadas as feitorias genovesas e venezianas, em breve o Mar Negro seria um lago otomano. No século XVI, os otomanos conquistaram a Hungria e levaram os assaltos às portas da Viena de Carlos V. A Mesopotâmia, a Síria e o Egipto dos Mamelucos, cairiam de seguida. O califa do Cairo é feito prisioneiro e o sultão passa a ostentar o título de Comandante dos Crentes, título usado até 1924. O califa era também "sultão romano", um Império maior que o de Roma e que iria durar 4 séculos, até se tornar "o doente". A "Sublime Porta" (ver foto) passou a ser o símbolo deste Império. Aqui eram recebidos os embaixadores estrangeiros. Hoje as instalações fazem parte da prefeitura de Istanbul.

4 comments:

Fatyly said...

Tenho estado a acompanhar as tuas crónicas sobre Istanbul, com fotos excelentes, mas sinceramente seria local/país que não visitaria, este e outros e não me perguntas a razão porque não sei descrever o que sinto sobre a sua cultura, modo de vida, religião e outros "ãos".

Jorge Pinheiro said...

Quando viajamos temos de deixar os preconceitos em casa. Caso contrário mais vale não ir. A cultura é milenar e as pessoas são muito simpáticas e cordatas. A única barrira foi a língua. Falam muito mal inglês ou francês.

Fatyly said...

Não considero "preconceitos", nada disso, tudo o que li e leio sobre a sua cultura, modo de vida etc. e vejo em fotos, para mim não é nada apelativo e com isto não quero dizer que não sejam simpáticos. É nessa base, amigo!
Já conheci cidades que queria e fiquei muito satisfeita e foram muito além das minhas expectativas.

Jorge Pinheiro said...

Esta surpreendeu pela positiva. A seguir só se for Bagdad :))