10.4.15

PRESIDENCIAIS

Entrámos em período eleitoral declarado. Vamos ter legislativas em Outubro e presidenciais em Janeiro de 2016. E esta acumulação faz imensa confusão: devem os candidatos presidenciais esperar pelos resultados das legislativas ou não para formalizar as suas intenções? Entretanto os putativos candidatos acumulam-se. Uns de esquerda outros de direita. Por junto conto já sete putativos presidentes, fora os que mentem e desmentem, os que se chegam à frente para logo recuar e os que fazem constar que talvez sim ou talvez não. Mas há alguns nomes a salientar. Há os candidatos tacticistas que vão esperar pelo momento oportuno em que uma vaga de fundo os eleve ao cargo quase sem fazer campanha. É o caso do Professor Marcelo Rebelo de Sousa, homem de direita, que mesmo sem apoio explícito do PSD, avançará em Novembro, depois das legislativas. Ou seja, fica com dois meses para fazer campanha. Mas como fala todas as semanas na TV, todos sabemos quem é o homem. Um "pantomineiro", como se diz em Trás-os-Montes. Um homem venenoso, exibicionista e mais rápido do que a própria sombra. Não tem amigos, porque sendo mais inteligente do que todos, acaba por os envergonhar ou destruir. Consta que se se mordesse a si próprio morria envenenado como o escorpião. Mas engana muita gente...! Na ala esquerda temos o "fantasma" António Guterres. Um homem socialista cristão que já foi Primeiro-Ministro e fugiu daqui porque tudo era pântano à sua volta. Está agora muito bem a fazer de Comissário da ONU para os Refugiados, onde compartilha viagens com Angelina Jolie (agora Pit). Se Guterres anunciasse que se candidatava tinha a coisa no papo. Fazia o pleno dos socialistas e roubava votos ao centro-direta. Mas não. Táctico e com aspirações a Secretário-Geral da ONU, deixa o país em suspenso sem dizer sim, não, talvez... O Candidato Jolie deixa a presidência como refúgio, como segunda escolha, caso a ONU não lhe sorria. Mais do que táctica, é cobardia. É total desprezo pelo país e por quem cá vive. Por isso admiro os candidatos que já se disponibilizaram e se apresentaram como candidatos. Alguns são meras candidaturas de statement, outras são candidaturas de check-mate. É o caso de António Sampaio da Nóvoa que está a dividir o aparelho do PS e a lançar a confusão nos tachistas do partido, aqueles  formam a velha elite socrática dos socialistas, aqueles que rodam à volta de António Costa ou de quem António Costa não soube distanciar-se. Interessante saber como vai o novo líder do PS gerir esta tensão. Apreço por quem soube assumir-se a tempo e com coragem. Pode ser o começo de transição institucional pacífica. Talvez possamos sem "podemos".

8 comments:

Silvares said...

Realmente é uma dança muito confusa essa a que temos assistido.Depois de Cavaco o papel do Presidente é uma espécie de papel higiénico. Quem vier a seguir vai ter de arregaçar as mangas para limpar a porcaria que "o homem mais honesto do mundo" deixa a atascar o Palácio de Belém.

Paulo said...

Como todos sabemos, este regime "semi-presidencialista" é uma perda de tempo e dinheiro.Tem sobretudo que ver com a nossa maneira de ser: desconfiados e irresponsáveis. Ser presidente da república é o que todos os políticos nacionais ambicionam ser um dia: desde o agressivo Marcelo ao santinho Guterres, aliás dois supostos "adiantados mentais" da nossa praça, todos sonham com o mais prestigiante "tacho" do país: é só mordomias e prestígio e pouco que fazer ou de que se responsabilizar. O Tó Mané Sampaio da Nóvoa (foi meu colega de turma) é de certeza bem intencionado, pelo menos tanto como o Vasco Gonçalves em 75 mas, com este, se lá chegar será completamente "comido" pelo sistema, pode até enlouquecer. Deus nos livre...

Jorge Pinheiro said...

Paulo: um comentário sadomasoquista, mas perfeitamente aceitável. Vamos ver o que o sistema faz. Pelo menos foi fora do baralho.

Jorge Pinheiro said...

Rui; é um cargo entre o honorário e o fiel da balança. Há o risco de intervir e a certeza de ser igual ao litro. De facto o nosso sistema está a precisar de levar uma volta constitucional.

Fatyly said...

Uma dança de figuras que sinceramente Jorge...venha o diabo e escolha!

Jorge Pinheiro said...

O diabo acaba por vir sempre. Mas votando ou não, estamos sempre a escolher.

João Menéres said...

O Guterres está farto de dizer que não é candidato.

Jorge Pinheiro said...

até que enfim.