17.4.09

TEMPLÁRIOS REVISITADOS - BREVE ENQUADRAMENTO DA ORDEM

POTÊNCIA ECONÓMICA E POLÍTICA (cont.)
Como já vimos, a Ordem criou uma rede bem organizada de controle administrativo e militar, baseadas nas comendas; protegia os caminhos; dava segurança financeira, inventando o cheque e dependoa apenas do Papa. Falta ver como dominava os mares.

Como já vimos, um dos aspectos essenciais era a frota marítima e o conhecimento dos mares que aqui destacamos dado as implicações que terá tido nos Descobrimentos Portugueses.
Jean de La Varende foi o primeiro a avançar com uma hipótese que transcende a da mera tentativa de adquirir o monopólio do comércio do Mediterrâneo.
A partir do porto de La Rochelle, os Templários teriam dado início à “descoberta” da América: “Os bens do Templo eram de prata. Os Templários tinham descoberto a América, o México e as suas minas de prata" (não há dúvida de que este é um metal raro na Europa).
A ser assim, Cristóvão Colombo não teria descoberto coisa nenhuma e, na sua época, haveria muito que o continente americano era visitado regularmente (seria por isso que D. João II não lhe deu apoio?).
É quase certo que os próprios Vikings já lá teriam chegado antes, tendo dado ao continente o nome de “Wineland”. Os Bascos também já conheceriam o estuário de São Lourenço (Terra Nova).
Os Templários conheceriam estas terras e talvez assim se explique que o imperador Azteca, Motecubzoma II Xocoyotzim (Montezuma), estivesse à espera dos espanhóis, que aparecerem nas suas caravelas com a Cruz de Cristo, barbudos, com armaduras e montados em cavalos…
Há vários indícios que apontam neste sentido, mas não há, obviamente certezas.
Do que não dúvidas, é de que, depois da extinção da Ordem (1312), grande parte da frota Templária se refugiou em portos espanhóis e principalmente em Portugal, na Serra d’El Rey, entre Peniche e Óbidos, e o que é também verdade é que, quer os descobrimentos portugueses, quer os espanhóis, se fizeram sob o signo do Templo: era o pavilhão da Ordem que ornava as caravelas.
Com ou sem a prata das Américas; com ou sem a eventual utilização da alquimia, a verdade é que, pelo que se disse neste capítulo, os Templários terão acumulado uma fortuna descomunal, que provocou dois efeitos: primeiro, foi a causa imediata da sua destruição; segundo, ainda hoje se procura o seu tesouro.
jp

9 comments:

Maria Augusta said...

Muito interessante, aparentemente enquanto a economia do mundo estava voltada para o Oriente com a Rota da Seda, os Templários teriam se voltado para o Ocidente e chegado às Américas e suas minas de prata! Uma coisa é certa, Cristovão Colombo não foi o primeiro europeu a pisar nas Américas.

Maria Emília said...

Curioso ler o seu texto. Conheço muito bem a zona a que se refere entre Óbidos e Peniche e conheço um velhote, já muito velho de Peniche que era amigo de meu pai, que se fosse vivo teria 103 anos, que diz que sabe onde estão escondidos alguns dos tesouros.
Um abraço,
Maria Emilia

Maria Emília said...

Inscrevi-me na Tertúlia, uma actividade que considero muito interessante, mas não entendi como é que vamos saber o tema para o próximo mês de Maio.
Um abraço,
Maria Emília

Anonymous said...

Belo texto Express! Acredita que tenho aprendido muito nestes Blogs? e eu que julgava os blogs uma treta? nunca devemos julgar nada, sem passarmos pela experiência evitando erros pensantes por ignorância :)

Um beijinho

Anonymous said...

Maria Emília,
sei que a pergunta é para o dono do Blog, mas já que li a sua questão, passo a informá-la, que todos os meses antes do dia 15, somos avisados do suposto Tema para a TV.
Espero ter poupado trabalho ao Jorge express):))

Jorge Pinheiro said...

Maria Augusta: estamos já na tal 2ª fase dos Templários, segundo os que defendem que a missão já tinha acabado há muito...
Maria Emília: a tese da Serra d'el Rey não é pacífica, dado estar muito longe do mar e este ser ali muito bravo. Mas, como sabemos, toda a zona de Óbidos sofreu grandes alterações em termos de assoreamento. Por outro lado, a tese é consistente com a plantação do Pinhal de Leiria por D. Dinis, o homem que protegeu os Templários e criou a Ordem de Cristo.
Ellen: obrigado pela resposta. Já fui ao blogue da Mª Emília clarificar. Ainda bem que estou a ajudar a modificar a opinião quanto aos blogues. Aprende-se muito! Se quiser ver tudo o que escrevi sobre os Templários, basta clicar na legenda.

Cris said...

Belo post.Para (re)lembrar das aulas de História, que sempre adorei.
Então, caro Jorge, conhecias o Jethro Tull , então? Hoje Ian tem tiques mesmo de bobalhão, mas seu talento é inegável.

Beijão.

Anonymous said...

Ok Express. Assim o farei :)
Obrigada

EXPRESSODALINHA said...

Cris: claro que conheço os Jethro. Eu tb. toco rock-progressivo.