
Quiosque vem do francês
Kiosque que deriva do turco
Kosk. Significa pavilhão. É uma pequena construção octogonal, aberta por todos os lados, erigida em locais públicos e para fins públicos. Lisboa desde os finais do séc. XIX sempre teve uma tradição de Quiosques. O seu abandalhamento, quer visual, quer em termos de exploração comercial, está agora a ser corrigido, e bem, pela Câmara Municipal de Lisboa. Estes são os novos Quiosques da capital. Na foto vemos o Quiosque da Largo Camões, ao Chiado, concessionado à Catarina Portas, a meia-irmã de Paulo e Miguel Portas, dois políticos de quiosque sempre aberto. Limonadas deliciosas e outros petiscos para tomar de passagem. A não perder se forem ao Bairro Alto ou à Bica.
8 comments:
Lisboa sempre teve quiosques lindíssimos, a Maluda até lhes dedicou algum tempo e inspiração. Mas... porquê a Catarina Portas? Fica aquela sensação estranha do "sempre para os mesmos", ou coisa assim!
Não sei se será o caso. A pequena tem uma série de negócios imaginativos ali na Baixa. É natural que concorra e ganhe. É muito activa.
Olá!
Eu tenho 7 quiosques em barro e pintados á mão e são lindoooos :=)
Até tenho um que existiu no Largo do Rato e já desapareu...entre outros...
:=((
Beijocas
Adoro quiosques, acho que tem um charme "fou".
Acho muito bem que se reabilitem os velhos quiosques, principalmente na zona mais antiga da cidade. Alguns são lindos! Não sabia que a mana Portas tinha um. Ela tem também uma loja ali no Chiado em que vende coisas à antiga portuguesa, coisas que já vemos nos supermercados.
Que já NÃO vemos, digo... rs (a idade não perdoa, raisparta!)
Rose: não ficou com um. A mana ficou com cinco quiosques.
Cinco??
Bem, desde que os reabilite...
agora até que ía uma limonada, rs
Post a Comment