
Esta bondosa senhora está enganada. Nem sequer o que se pode cumprir se deve prometer. Pior, ainda, são os candidatos actualmente no poder que voltam a prometer o que não cumpriram no último mandato. Um disparate isto de prometer. Eu não prometo nada. Nada de nada. Nem mesmo aquilo que posso cumprir. Há sempre imprevistos, imponderáveis. A minha política é de verdade. Por isso digo: logo se vê. É nesta frase simples que se encerra o segredo da minha campanha. O meu Programa Eleitoral só ficará concluído no último dia do meu futuro mandato. Será aí, e só aí, que, com segurança, poderei dizer a todas as Nenhumas e a todos os Nenhuns foi nisto que votaram. Não quero compromissos antecipados. Acabam-se os equívocos e as demagogias fáceis. Os meus eleitores reparem. Um candidato desata a prometer coisas inatingíveis: um aeroporto para Nenhures; o metropolitano até à porta de cada residência; auto-estradas para a praia. Os munícipes centram-se nessas promessas e a discussão começa logo ali. Ele vai fazer. Ele não consegue fazer. E é preciso fazer, perguntam uns. Outros não têm dúvidas que sim. E o tempo passa em polémicas estéreis e completamente improdutivas. As coisas essenciais e que podiam ser feitas, ficam por fazer. O candidato ri-se. Os anos passam e no fim do mandato invocará uma desculpa qualquer: a crise, os poderes centrais, os estudos ecológicos, enfim qualquer coisa que lhe sendo totalmente alheio impediu a obra. E volta a prometer, com denodado afinco e sem qualquer vergonha, a mesma obra, o mesmo projecto, para a renovação do mandato. Um truque que serve para mascarar falta de ideias e, acima de tudo, possibilidade de as concretizar. Ele pode prometer tudo. Se não conseguir, alguém teve a culpa. Por isso, o verdadeiro candidato é o que nada promete. “Logo se vê”. “Logo se vê” é a verdadeira essência do mandato. A eficácia real posta à prova: ele nada prometeu, vamos ver o que faz! Prometer é fácil. Difícil é não prometer. Eu não prometo nada.
jp
5 comments:
Campanha genial. Muito bom! Boa sorte.
Mas já temos candidato!!!!
Preciso que me ajudem. Que sejam criativos. Depois não digam que a política é sempre a mesma coisa. Não basta votar. Há que falar!
Onde posso assinar a candidatura, para depois "falar"?
Força, coragem e determinaçao é o que lhe desejamos. Saiba, senhor candidato que pode, desde jà, contar com o apoio da sociedade recreativa do "Não chores que tambem vais".
Post a Comment