
Acordei com vontade de fazer uma remodelação. Mas, como ainda não fui eleito, não posso remodelar aquilo que ainda é só projecto. Decidi, então, que todos e todas devem poder participar no governo do município. Aliás, verifiquei em post anterior uma enorme apetência dos meus eleitores (os eleitos que me lêem) para estar próximo do poder. Assim, dentro da nossa política de total transparência vamos atribuir não Assessorias, mas Sinecuras. Cargos públicos sem responsabilidade, sem qualquer trabalho, “sem cuidado”. Enfim, “tachos”. É preciso acomodar esposas, amantes, primos, tios, enteados, amigos de café… É imperativo que ninguém ande por aí sem um cargo, sem carro, sem motorista. Não quero que se sintam diminuídos e ainda pensem em ir para a oposição. Ponho assim à vossa disposição um enorme catálogo de Sinecuras. Escolham, candidatem-se e sintam-se livres para poder propor outras:
- Guardião da Imagem Extrema – João Manéres (este é o único atribuído, por inerência e vitalício)
- Guardião da Metáfora Permanente
- Guardião da Alegoria Final
- Guardião da Elipse Total
- Sinecura da Felicidade Eterna
- Sinecura da Bondade Permanente
- Sinecura do Absoluto Disparate
- Sinecura do Riso Contagiante
- Sinecura da Enormidade Absoluta
- Sinecura da Sinceridade Proverbial
Apropriem-se da coisa pública. Não tenham pejo. Ela está cá para isso mesmo. O que seria da "coisa" se ninguém lhe pegasse? Quanto aos vencimentos, falamos depois. Ainda tenho de conversar com a minha contabilista.
12 comments:
Gosto de geometria, logo aceitaria a "Sinecura da elipse total"...e espero que os vencimentos que a acompanham também estejam sempre em progressão geométrica, e não achatados como a elipse...
Jorge, você antes havia me oferecido uma assessoria sem pasta. Aqui no Brasil chamamos de aspone, assessoria de porra nenhuma. Pelo menos uma sinecura evita o palavrão e não é uma piada pronta.
Temos também o funcionário gnoque. Aquele que só aparece no dia 29. Dia de pagamento.
Não seí se em Portugal há o hábito de se comer gnoque a cada dia 29. Se não, pensamos em outros titulos. Como ves, pelo nepotismo e clientelismo, nos aplicamos em expor opiniões.
Eu se me apoderasse da coisa pública era menino para andar por aí de retro-escavadora...
Mas já ganhaste as eleições? Não ouvi falar de nada...
"Elipse Total" para a Maria Augusta. Arrematado.
Rafeiro: uma Sinecura Rectro, portanto.
Rose: Põe-te com dúvidas, não te ofereças para qq coisa e depois diz que te arrependes.
Lina: gnoque? Aquela massa italiana? No dia 29? Porquê? Há alguma razão? Aqui a malta é mais bacalhau com batatas. Qual a relação com o vencimento?
É muito popular o chamado "gnoque da sorte", comido por muitos no dia 29. Dai chamarem os funcionários fantasmas, que só iam no dia do pagamento, de gnoque. Certo?
Gnoque é mesmo massa com batata. Não há escolha. Para dar sorte tem que ser gnoque.
Em tempo, eu não sigo esse ritual
Obrigado Lina. Cá o gnoque não é tradição. Aliás a comida italiana só chegou recentemente.
Já que a "guardiania " da Elipse Total, foi rapidamente ocupada pela Maria Augusta, me candidato à vaga da Alegoria Final, onde calmamente poderemos preparar sua saída triunfal do cargo, daqui a 4(?) anos. Se não for reeleito por aclamação popular, claro.
Hummmm .... schelerp : "Gnocchi". Pronúncia : " Nhóquí" Grafia abrasileirada : "nhoque".
Um desafio de elaboração : deve ser leve e delicado, poucos cozinheiro(a)s atingem esse grau sublime.
"Sinecura da Felicidade Eterna" esta é para mim, Jorge!
Helena: concedido.
Peri: Alegoria é consigo. O Gnoque também marcha...
Post a Comment