16.4.10

TRÊS ANOS - UM BALANÇO


O Expresso da Linha faz hoje três anos. Já aqui contei a história do seu aparecimento. Hoje quero apenas lembrar que foi pela mão do Roberto Barbosa que estou na blogoesfera.
Nestes três anos tive 154 700 visitas, 160 seguidores e publiquei 2300 posts. Apenas números. O importante foi o gozo que isso me deu as amizades que fiz e as cumplicidades que se criaram.
Passei a colaborar com outros blogues: “Olhar Direito”; “Arco-Íris da Vida”; “Mobiling”e “Pé de Moça”. Juntamente com o Eduardo, criámos a “Tertúlia Virtual”, entretanto substituída pela “Bloggincana”.
Orgulho-me de ter contribuído para despertar outros blogues: o “Grifo Planante”, do João Menéres, que é já uma referência; o “Absolutely”, da Bé, absolutamente desconcertante; o “Mar de Bem”, da Margarida Madruga, uma certeza promissora. Desconfio que tive alguma influência na “Casa da Lapa”, que conta a história da família da Helena Oneto.
Como sempre tenho dito, aprende-se muito nos blogues. Aprende-se a fotografar melhor, a investigar assuntos com profundidade, aprende-se a escrever melhor. Depois, aprende-se, e de graça, nos blogues alheios. E aprende-se muito. Desde logo, aprendemos que temos interesses muito diversificados e opiniões muito diversas. Nesse sentido estar na blogoesfera é, provavelmente, a forma mais democrática de estar na vida. Temos de ouvir e respeitar as opiniões de terceiros. Tentar entendê-las e contestá-las com rigor ou com humor. É aqui, onde não damos a cara, que maior elevação tem de existir. Finalmente, aprendemos que, bem lá no fundo, somos todos iguais, com as mesmas fragilidades, anseios, virtudes e defeitos.
E sentimo-nos acompanhados. A virtualidade do relacionamento vai gerando verdadeiras amizades. Depois pode transformar-se em realidade. Numa relação intercontinental que seria impossível sem esta máquina, sem este software. Há pessoas com quem me correspondo diariamente, por força do relacionamento do blogue. Pessoas que já conheço, com quem almoço na próxima Lisboa, em Lagos, ou na distante São Paulo. Na minha recente ida ao Brasil conheci gente fantástica em Santa Catarina, no Rio e, mais uma vez em São Paulo. Gente que me tratou como se me conhecesse desde miúdo. Fantástico! Claro que também há coisas negativas. Como tudo na vida há sempre desilusões.
O balanço é mais que positivo. Ainda hoje vamos ter um encontro de blogueiros nacionais em Beja e outros se seguirão. É isto a blogoesfera: um mundo virtual feito de realidade. Um mundo onde continuarei a estar.

63 comments:

João Menéres said...

FELICITAÇÕES!

Agora vou ler...

João Menéres said...

O JORGE PINHEIRO É UM DOS 4 PADRINHOS DO
GRIFO PLANANTE...
Está explicada a generosidade da referência à "referência" !

LOL

Quem quiser saber o que eu penso do JORGE, pode procurar no VARAL DE IDEIAS de 15 de Abril o comentário que deixei no post CADEIRAS (imagem do JP).


Então, até logo...

jakeline magna said...

Parabéns!!!
Muitas felicidades para seu blog...
e para vc...

Laura_Diz said...

Parabéns!
é tudo isto mesmo- assino embaixo.
O meu tem 5 anos- e mtas alegrias.
Bjs Laura

Lizete Vicari said...

Jorge, parabéns por estes 3 anos de vida do teu blog!
Graças a este mundo virtual podemos nos conhecer pessoalmente.
Quero te dizer que o Efhedra faz grande sucesso aquí em casa!
Ou melhor, o Efhedra está sendo muito ouvido pelos colegas do meu filho.
Os garotos formaram uma banda de rock
progressivo e estão pensando em tocar algumas músicas do teu CD.
Foi e é uma alegria te conhecer e todas as manhãs visitar o Expresso!
Grande beijo da Praia do Rosa!

Anonymous said...

Já três anos?
E com indesmentível qualidade?
E com notável variedade de temas?
E com profundidade na abordagem da maioria?
Ou, pelo menos, com pontos de vista bem originais?
Vá, veja, leia, comente, um blog mais interessante que a maioria da imprensa diária!
O receio de que a intensidade do esforço, sustentado, para manter um blog activo, nos "tops", seja o principal obstáculo a transpor, agora.
Brindo ao Jorge. O melhor para ele e seu Expresso.

Antonião

Denise SCARAMAI said...

Jorge, parabéns pelo 3º blog-aniversário!

Há tempo queria te dizer que considero seu blog é uma imensa e deliciosa viagem!... e que infelizmente não consigo ficar atualizada, pois você nos brinda com novidades diariamente, o que é um verdadeiro luxo!!
cada palavra, foto e inúmeros detalhes, principalmente os detalhes, merecem toda a atenção...
um grande abraço!

sonia a. mascaro said...

Parabéns! Vida longa e ainda mais sucesso para o Expresso da Linha!
Um grande abraço.

mjf said...

Olá!

Parabéns:=))


Beijocas

Deusa said...

Olaaaaaaaaaa Jorge
Parabens pra vc e pelo blog tambem
Um abraço bem apertado
Sucesso Sempre!!

Anonymous said...

Jorge,

me permito reproduzir o que disse o ANTONIÃO logo acima:

Já três anos?
E com indesmentível qualidade?
E com notável variedade de temas?
E com profundidade na abordagem da maioria?
Ou, pelo menos, com pontos de vista bem originais?
Vá, veja, leia, comente, um blog mais interessante que a maioria da imprensa diária!
O receio de que a intensidade do esforço, sustentado, para manter um blog activo, nos "tops", seja o principal obstáculo a transpor, agora.

Concordo integralmente!
Desejo que seu EXPRESSO DA LINHA continue nesse mesmo ritmo e intensidade, humor e profundidade para deleite nosso, de todo dia, por muitos anos!
Parabéns pela qualidade dos textos, fotos e pensamentos! Como parceiro em outros blogs e outras invencionices e experiências na blogosfera e virtualidade, sou suspeito em considera-lo um dos melhores na área!
Forte abraço

roserouge said...

Desconcertante, quem? Parabéns, pequeno, realmente é verdade, se tenho hoje um blog foi porque tu e outros me envenenaram. Porque o teu é superlativo e eu queria fazer uma coisa parecida. Mas não ia conseguir...

myra said...

parabens, voce é um escritor ,artista, historiador, e todos os etcs... formidavel, e temos que agradecer ao Roberto Barbosa... que bom que te conheci e como tenho 83 anos posso me permitir ( hahahaha) de te dizer que voce é tambem muito alinhado, e que se eu tivesse te conhecido uns 30 anos atras:))))mais etc(:^:)
enfim...devo te dizer tbem que estou um pouco triste que voce nao me menciona nos teus amigos virtuais!!!
um grande abraço e continua a nos mostrar o que voce sabe e faz!

Francisco Castelo Branco said...

Parabens por mais um aniversario.

Excelente forma de assinalar a passagem de mais um aniversario e de descrever a blogosfera.

Porque este meio é mesmo assim : livre.

E tas quase a comemorar dois anos no Olhar Direito!

Mais uma vez Parabens e continua!

Anonymous said...

Uauuu!!! Arrebatando corações !! Myra, dou a maior força!!!!

Reis said...

Desejar os parabéns parece-me pouco para um blogue (e seu autor, claro), que marca, para mim, um impulso de criatividade e de "fazer diferente" (para melhor, espero) para o meu próprio blogue.

Talvez desejar felicidades para os próximos múltiplos de três (ou quatro ou que vier ...) seja o mais adequado.

Abraço.

byTONHO said...



Parabéns!

Grande EXPRESSÃO!

Abraços!

Maria Augusta said...

Jorge, parabéns pelos 3 anos do Expresso! Que fôlego você tem para nos trazer uma variedade de assuntos e sempre interessantes, quanta coisa aprendi aqui. Concordo com você quando diz que este mundo da blogosfera nos enriquece e nos abre os horizontes e que bom que você faz parte dele, espero que o Expresso continue nesta linha por muito e muito tempo.
Um grande abraço.

Cláudia D.Kuser said...

Parabéns a este mundo Expresso na linha...virtual que tbém gosto muito ...te envio um mar e Ar de Rosa!

angela said...

Parabéns.
Tenho as mesmas opiniões e apesar de ser relativamente"novinha" nesse universo tenho observado que a gente se revela não só pelas palavras, mas também pelo jeito que lida com seu blog.
beijos

chica said...

Parabéns pelos 3 anos que só podemos festejar. Esse mundo é muito legal e que bomque vez por outra , dele, saem amizades reais,não? abração,tudo de bom,chica

Fátima Santos said...

li hoje, de madrugada, este texto e pensei: escreveria igual se escrevesse, ou nem tanto: gostaria que assim fosse, pois subscrevo tudo com as nuances,é evidente, e os graus de maior ou menor profundidade. no resto é isso que tem sido para mim estar ( e ir estando, de coração) nos blogues.
um abraço grande e, nem de propósito, obrigada pelas palavras deixadas lá no repensando :)

Selena Sartorelo said...

Olá Jorge,

Parabenizo-o pela realidade da virtualidade vivida. Onde a intensidade de tuas palavras cabem tão bem nesse sentido. Feliz somos nós com a tua decisão de continuar.

beijos virtuais,

Lília Abreu said...

Ehhh lá... ando tão a mil que nem me alembrei hahaha

P A R A B É N S !!!!!!!!

Tu és um DESPERTADOR de blogues, haha tu e um certo Edu, hahaha

Com aquele jeitinho, lá vais contribuíndo para estas gravidezes na blogosfera, hahaha

Mas é uma delícia ler-te. Com um jeitinho lamuriente, lacónico, frontal, mordaz uma mistura que, muitas vezes , dá para gargalhar.

Muitos anos de Vida!
Um grande abraço!

António P. said...

Parabéns Jorge.
Como saberás eu também entrei ( antes de ti ) na blogoesfer por causa do nosso querido Roberto.
A tua actividade blogueira é merecedora de referência.
Continua e um abraço

Menina do mar said...

Muitos, muitos Parabéns!! Que comemoremos esta data por muitos anos!

lis said...

Parabenizo pela convivência bonita que o blog mantém com os brasileiros.
Gosto de vir aqui.
abraços

Mar de Bem said...

JJJOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORGE!!!!!!!!!

NÃO FUJAS DAÍ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Helena Oneto said...

Querido Jorge,
Depois dos elogios de Antonião e Eduardo P.L. e de todos os outros teus fieis leitores, dificil de ser original. O primeiro blog que vi e li foi o teu. Fiquei extasiada ! Confesso que nem sabia bem o que era um blog. Levei um tempão a descobrir links. Recusava passar horas em frente do computador depois de passar o dia a trabalhar com ele. Passei a dormir menos horas que as que o meu corpo reclamam.
Leio-te sempre com prazer. Muito tenho aprendido e relembrado "au fil des posts". Descobri a outra face da lua aqui. Conhecia o épicurien. Descobri um
historiador profundamente prolixo e amante de todas as Artes. Fabuloso!
Um grande abraço de parabéns.

post scriptum: contar a familia Oneto é aproximar-me de mim propria, de me aconchegar no tronco da infância para poder encarar o futuro. Obrigada por isso também.

Mena G said...

Pensei muito nisso de ter ido. Não dava mesmo. Mas, de alguma forma, até lá estive...
:)

Jorge Pinheiro said...

João: agradeço tudo o que diz. O ego gosta. Mas acho que exagera. Devo dizer que acho a sua maneira de estar na blogoesfera um exemplo a seguir. Um exemplo de interesse no que faz, de amabilidade e de congregação de gente à sua volta. Tive muito gosto em o conhecer pessoalmente em Beja e o curioso é que já nos conhecíamos muito bem...

Jorge Pinheiro said...

Jakeline: os meus agradecimentos e felicidades para si.

Jorge Pinheiro said...

Diz: para ti um grande obrigado. Chegaste agora mas chegaste para ficar.

Jorge Pinheiro said...

Lizete: foi uma tarde inesquecível. Adorao ouvir que a nossa música pode ter seguidores desse lado. Um grande beijo e um abraço para seu filho.

Jorge Pinheiro said...

Antonião: fazes bem em puxar por mim. Tenho de me superar. Obrigado pelo apoio e conselhos sempre motivadores e sensatos.

Jorge Pinheiro said...

Denise: fico perturbado pela deliciosa apreciação. É muito bom ouvir o que disse.

Jorge Pinheiro said...

Sonia: sempre simpática. Vou procurar não a desiludir.

Jorge Pinheiro said...

MJF: obrigado por apareceres. Tenho passado pouco por lá, eu sei. Um beijo.

Jorge Pinheiro said...

Deusa: obrigado e também apertado... senão não tem graça.

Jorge Pinheiro said...

Eduardo: agora fiquei mesmo embaraçado. Por tudo o que tem ensinado, por tudo o que temos partilhado, pela amizade que nos une, vale a pena esta experiência. Não sei se se apercebe, mas estamos a fazer história transatlântica. Abraço grande.

Jorge Pinheiro said...

Bé: não sejas modesta. Tens potencialidades absolutely... precisas "apenas" de tempo. É um prazer ler o teu blogue. Nem penses em parar. Obrigado pelas palavras. Beijos.

Jorge Pinheiro said...

Myra: a minha mais recente amiga. Falamos todos os dias. Certo? É uma pessoa única. Adorava conhecê-la pessoalmente. Não sei o que é alinhado, mas presumo que não é coisa má. E o que são 30 anos? Nada se houver eternidade...

Jorge Pinheiro said...

Francisco: há tempos julgavas que eu ia desistir... Vais ter de me aturar mais uns tempos. Abraço e obrigado.

Jorge Pinheiro said...

Ferando: são palavras dessas que fazem querer melhorar. Obrigado pelo incentivo. Fico sinceramente sensibilizado.

Jorge Pinheiro said...

Tonho: EXpressão tem o meu amigo, eu sou um mero aprendiz de feiticeiro. Obrigado. Abraço.

Jorge Pinheiro said...

Maria Augusta; sabe quanto a estimo e ao trabalho que faz no blog. As suas palavras são uma certeza de que não fiz tudo mal. Obrigado.

Jorge Pinheiro said...

Cláudia: obrigado pelas palavras e por aparecer por aqui. Tenho de passar mais vezes pelo seu "sítio".

Jorge Pinheiro said...

Angela: você é muito observadora, no bom sentido, claro. Já tinha entendido. Agoar fico orgulhoso pelo que me diz. Beijos.

Jorge Pinheiro said...

Chica: ainda bem que faço parte do seu mundo colorido. Beijos.

Jorge Pinheiro said...

Maria de Fátima: um enorme obrigado. Sei que sentes isso. Já deu para entender a tua frontalidade que muito aprecio. Eu é que agradeço. Até breve. Beijos.

Jorge Pinheiro said...

Selena: tuas elipses matam... fico orgulhoso de te ter aqui. Obrigado pelo incentivo. Beijos.

Jorge Pinheiro said...

Lália: não me faças sair do sério. Lmuriento, eu? Ainda bem que dá para rir... Eu também rio muito de mim. Beijos e porta-te bem.

Jorge Pinheiro said...

António: dois "filhos" do Rob. Teremos então de continuar... e com prazer. Abraço.

Jorge Pinheiro said...

Menina do Mar: pena não teres ido a Beja. Fica pra outra vez. Muito obrigado por estares presente aqui. Beijos.

Jorge Pinheiro said...

Lis: tocou num ponto muito importante e que durante o primeiro ano de vida do blog não foi possível concretizar. Foi só depois da ligação ao Varal de Ideias que começou este intercâmbio que acho fantástico e fudamental. Gosto de a ver por cá. Beijos.

Jorge Pinheiro said...

Maragarida: não fujo, tu é que andas sempre de ilha em ilha. Estás no Pico ou na Graciosa? Beijos.

Jorge Pinheiro said...

Helena: fiquei desvanecido, ma chèrie. É um prazer receber os teus comentários e foi um imperativo introduzir-te neste mundo. Fico contente por saber que dormes menos. Dormir faz mal! Beijos para Lutécia.

Jorge Pinheiro said...

Mena: estiveste e falámos em ti. O próximo vai ser em Lagos. Depois falamos. Beijos.

Sandra said...

Parabéns amigo. Como é bom fazer aniver de blog junto aos amigos. Ontem não foi possivel vim. até vi o aviso do João. Mas fiquei de passar aqui, mas não deu certo. Mas vim te felicitar.
PARABÉNS.
CARINHOSAMENTE.
SANDRA

Jorge Pinheiro said...

Obrigado Sandra, vem sempre a tempo.

Jorge Pinheiro said...

Reparo agora que estou disléxico e entre outros erros, queria dizer Lília e Margarida... Sorry!

susana said...

só agora soube através do Grifo planante do aniversário do blog. Tenho andado ocupadfa estes dias, acompanhei a minha filha numa visita de estudo, como fotógrafa e andei pela night a fotografar também! Como já não estava habituada a deitar-me tarde, ando meia ressacada e sem grande disposição para andar na net.Mas não podia deixar de vir felicitar-te pelos teus 3 aninhos, ainda é uma crainça :))).
Tudo o que disseste aqui sobre a blogosfera é mais que verdade!
Coisas boas e coisas más. Penso que para as mulheres é mais complicado, porque há sempre aqueles cães de fila, com atitude "masturbatória"...lol ,ouvi este termo da boca de um fotógrafo brasileiro, com quem estive esta sexta, achei-lhe muita piada! Diz que a mioria dos fotógrafos portugueses tem esse tipoi de atitude, em relação ás mulheres e acabm por ser pouco profissionais e o mesmo se passa com alguns blogers! O último convívio que tive a nível de blogosfera já lá vão 2 anos!
quando organizarem algo para os lados Norte do país avisa!
beijinhos e muitas felicidades!
missixty

Jorge Pinheiro said...

Susana: os últimos são os primeiros.Um grande obrigado e estou apenas parcialmente de acordo contigo,no tocante aos fotógrafos e ao resto. A ideia é fazermos estes encontros pelo país.A seguir será Algarve. O norte é Porto? Beijos.