15.4.10

LA ALBERCA

A mais de 1000 metros de altitude e já no perímetro da Meseta Ibérica, a Sierra de Francia alberga um conjunto de povoações típicas, perdidas no tempo, alvo de um audacioso programa de recuperação: La Alberca, Mogorraz, Miranda del Castañar... são alguns exemplos visitados. Toda esta zona ficou deserta na sequência das acções de reconquista e viria a ser repovoada ao tempo de Afonso VI, de Leão (cerca do ano 1000), por franceses, mais propriamente burgonheses, que vieram colonizar a região sob o comando do Conde Raimundo (primo do nosso D. Henrique, pai de Afonso Henriques). Por isso muitos topónimos revelam origem franca. A desertificação, infelizmente, voltou, mesmo com a recuperação arquitectónica. Os burgonheses nunca mais ninguém os viu... Dos vales de Lera e de Las Batuecas, até ao picos mais elevados da Sierra de Francia e da Serra da Gata, a vegetação é abundante e luxuriante, num clima sub-mediterrânico que vai alternando as espécies em função da altura, em constantes modificações. Há matas impressionantes de Quercus pyrenaica (carvalho negral) que podemos ver na foto e se estendem a perder de vista, entre os 800 e os 1200 metros de altitude. As curvas agigantam-se na vertigem de estradas aconchegadas e os "embutidos" vão-se acomodando como podem nos entrefolhos do bandulho.

6 comments:

João Menéres said...

Só esta descrição me desperta para uma nova visita quando por não longe andar !

Lina Faria said...

Pois com uma descrição dessas, Jorge, também me sinto viajando.
Até informações botânicas tem.
Um luxo!

António P. said...

Caríssimo,
Estou a gostar dos teus textos sobre esta viagem.
Zonas que, curiosamente, conheci ( Ciudad Rodrigo ) quando na adolescência ia passar férias de Verão a Alverca da Beira ( concelho de Pinhel ) onde a família do meu Pai tinha terras.
Um abraço

myra said...

belissima foto, e mais me da vontade viajar, mas nao dà, entao viajo com e na minha cabeça que é mto boa para isto:)
bjs

Jorge Pinheiro said...

Joâo: vale a pena e tivémos imensa sorte com o tempo.
Lina: no grupo viaja uma grande especialista em biologia. Vamos tendo informação privilegida
António: não fazia ideia. Ainda bem que te revês aqui.
Myra: fico feliz por poder dar asas a esses voos.

Lumena Oliveira said...

Viagem contagiante!

Parabéns pelos três anos. Espero também chegar lá!
Continue por muitos mais anos na Blogoesfera porque nesse mundo, se faz bonitas amizades, e relacionamentos que duram toda uma vida.

LUmeNA