14.6.10

MYRA LANDAU - I


A história de alguém que viveu muito, viveu intensamente, viveu perigosamente e, felizmente, ainda está aqui entre nós. Continua a pintar e está mais lúcida do que eu. Quem é Myra Landau? Pintora. Escritora. Aventureira. Amante. Amada. Mãe. Avó… Myra é tudo isso e muito mais. Myra fala seis línguas diferentes. Nasceu na Roménia. Estudou em França e Inglaterra. Passou por Portugal em fuga desordenada dos nazis. Rumou ao Brasil. Corria o ano de 1941. Deslumbrou-se com a visão da Baía de Guanabara. O Rio de Janeiro seria a sua casa na próxima década. Empenhou-se em causas. Na luta política. Conheceu filósofos, políticos, homens de letras. Em 1947 decidiu estudar jornalismo. Seguiu para Nova Iorque. Inscreveu-se num curso de John dos Passos. Não teve coragem. Acabou a frequentar um outro curso de Erich Fromm, perdida num enorme anfiteatro, rodeada de gente neurótica como ela. Escondia-se de todos. Achava-se feia. Com um nariz grande. Refugiava-se por trás de grossas lentes que lhe rodeavam os olhos hipnóticos. Ela não sabia ainda quem era. Ou melhor, não queria saber…
(continua)

www.myralandau.com
http://www.myra-parole.blogspot.com/
http://www.gigi-e-myra.blogspot.com/

28 comments:

chica said...

O nosso mundo dos blogues nos oferece oportunidades muito legais.

Uma delas,foi conhecer a Myra(infelizmente só virtualmente) mas gosto dela como se a conhecesse desde sempre.

Incrível!

Ela é forte,passa isso.Linda homenagem!abração,tudo de bom,chica

Anonymous said...

Grande ideia Jorge!
Você sabe contar histórias e escrever biografias como ninguém!
E teve muita sorte em poder iniciar essa série com ninguém menos que Myra Landau. Parabéns pela escolha!
Vou acompanhar atentamente!

Lina Faria said...

Eis o que me interessa, e acho, a todos: pessoas com vidas ricas, trajetória diretamente ligadas à História.
Porque pesssoa assim tão consistentes são tão econômicas quanto a si?
Eis alguem que depois de tantas boas aventuras e tantas mazelas, não fica contando sua vida.
A dessa senhora, sinceramente, me interessa. Ela sim mudou o mundo sem pretenção nenhuma, me parece.
Justissima homenagem, Jorge.
Nessas horas acho que vale a pena histórias pessoais.

João Menéres said...

Estou feliz por o JORGE ter começado a contar a história de uma SENHORA que me honra com a sua Amizade constante.

E, como disse o EDUARDO, o Jorge sabe contar histórias como ninguém. E sabe biografar como raros no mundo!

Lamentavelmente, neste dias últimos e nos próximos, tenho compromissos que não podem ser mais adiados.

Estou ansioso por poder dedicar à MYRA algum do muito tempo que essa adMYRAvel personalidade merece e de quem eu há dias já QUASE tenho estado ausente.
Mas ELA sabe as razões e me deixou à vontade!

Concordo TOTALMENTE com a LINA FARIA:
>Eis o que me interessa, e acho, a todos: pessoas com vidas ricas, trajetória diretamente ligadas à História.
Porque pesssoa assim tão consistentes são tão econômicas quanto a si?
Eis alguem que depois de tantas boas aventuras e tantas mazelas, não fica contando sua vida.
A dessa senhora, sinceramente, me interessa. Ela sim mudou o mundo sem pretenção nenhuma, me parece.
Justissima homenagem, Jorge.
Nessas horas acho que vale a pena histórias pessoais.<

Um obrigado ao Jorge e um enorme beijo para a MYRA deste teu admirador e amigo.

João Menéres said...

Obrigado, outra vez, JORGE!
O ABOUT ME agora está muito bem!
É o amigo que eu conheço!

Li Ferreira Nhan said...

Jorge,
todos acima já disseram muito bem.
Iniciativa amorosa a sua.
Obrigada por mais esse presente.

byTONHO said...



Conheço pouco da adMYRAvel senhora,
que me disse que se pronuncia Maira,
mas insisto em pronunciar (mira), para poder fazer o trocadilho em admirável.
Ou... ela é uma MAIRAvilha!

Gostei do início.
Por certo vai 'render' Jorge.

Aguardo a continuação...

Abraços!

jugioli said...

Grande....grande, grande e maravilhosa homenagem a nossa querida amiga e blogueira Myra, que é uma ferrari!!!!!!

João Menéres said...

Para mim, também é MYRA.
MAIRA?
Em que língua?
MYRA (ou pronunciado MAIRA) é e será sempre uma pessoa que prende a nossa atenção por imensos motivos.
Myum kiss !

Fatima Cristina said...

Oi Jorge!
Gostei de conhecer mais sobre a Myra.
Legal a sua iniciativa.
Beijos!

Selena Sartorelo said...

Olá Jorge,

Que feliz ideia.

Beijos aos dois

myra said...

fico até sem geito, meu querido Jorge, desta sua - como poss chamar? amizade?homenagem é uma plavra muito "demais"! mas fico feliz ...
e agradeço muito,muito,muito as palavras de todos que aqui escreveram coisas tao lindas. Hoje e com certeza os dias que seguirao, vou termeu EGO, explotando:))))
beijos e obrigada

Jorge Pinheiro said...

Mais que merecido.Os egos são para explodir:)
A todos muito obrigado, em especial à Myra por me dar esta oportunidade.

Marcos Mantovani said...

Conheci a Myra pessoalmente em Velletri, na Itália. Além de poetisa e artista plástica admirável, Myra é uma grande pessoa... Simpática, simples, amável, extremamente inteligente!

Deixo aqui um beijo muito carinhoso para ela!

Adorei a postagem!

Jorge Pinheiro said...

Obrigado Marcos. Vai continuar por "episódios".

TORO SALVAJE said...

Quiero mucho a Myra.
Es un privilegio haberla conocido.
La adoro.

Saludos.

Jorge Pinheiro said...

Obrigado Toro.

Juliana Rossa said...

Também tive o privilégio de conhecer a Myra, em sua casa cheia de lindos quadros na Itália.
Estou muito curiosa para conhecer os detalhes que serão revelados aqui.
Parabéns pela iniciativa! A Myra merece!
Abraços!

Fred Matos said...

Aplausos pela iniciativa: a Myra é única e merecedora de todas as homenagens: passo a acompanhar o blog.
Abraços

Jorge Pinheiro said...

Juliana e Fred: espero não decepcionar. Obrigado pela visita.

Anonymous said...

Conhecer a Myra é como ter um "baque na alma".
Ninguém permanece igual.
Astrid Lima

myra said...

outra vez mais agradeço a todos suas palavras,
Astrid ter conhecido voce e Andrea foi uma coisa "enorme", obrigada pelo que disse..
Jorge, meu Ego esta voando sobre os tetos de Velletri:)))
beijossssssssssssss

Jorge Pinheiro said...

Assim é que eu gosto.Pode ser que chegue a Lisboa!

Paula Barros said...

Myra e sua garra de viver. É um aprendizado para mim, mesmo com a convivência apenas virtual.

abraço, parabéns!

Alexandre Kovacs said...

Cheguei atrasado para comentar, mas achei a ideia desta biografia fabulosa, pois Myra é uma artista completa e também uma grande amiga virtual. Parabéns a Myra e ao Jorge pela feliz iniciativa!

Jorge Pinheiro said...

OBRIGADO KOVACS. E NUNCA CHEGA ATRASADO.OBRIGADO PELA PRESENÇA.

myra said...

UMA VEZ MAIS TANTOS OBRIGADA!!!!!!!!!!!!! AMIGOIRMAO!!!

Branca said...

Como tenho andado pouco pelos blogues, só hoje descobri esta maravilhosa biografia, vou procurar a continuação. Encontrar a Myra, mesmo que virtualmente e no caso dela não consigo distinguir o virtual do real, foi das coisas boas que recebi da vida. Tenho aprendido muito,para além de ter ganho outros amigos e encontrar pessoas maravilhosas entre aqueles que a seguem aqui ou no facebook, :)

Beijos