1.10.10

BRAGANÇA - HISTÓRIA X

E a fragatada com os espanhóis continuava... Finalmente, a 19 de Fevereiro de 1668, celebrou-se o tratado de paz pelo qual a Espanha reconhecia a legitimidade da casa de Bragança no trono português. Uff…! Um descanso para os Mesquita e para os Mesquitela!

Mas de Espanha, nem bons ventos, nem bons casamentos... Quando muito, "El Corte lnglês" e o gaspacho, para quem gosta.
Morrendo Carlos II de Espanha, em 1700, sem sucessão (é notável a infertilidade destes reis e rainhas), deixou o trono a Filipe V, príncipe francês da casa de Anjou. As nações europeias não viram com bons olhos este engrandecimento dos Bourbons e opuseram-se pelas armas, secundando as pretensões do arquiduque Carlos da Áustria. É a Guerra da Sucessão. D. Pedro de Portugal assina com a Inglaterra, Áustria, Holanda e Alemanha o Tratado de 16 de Maio de 1703, comprometendo-se a fazer guerra à Espanha e, em 27 de Dezembro do mesmo ano, o Tratado de Methwen, com a Inglaterra, tratado esse que iria fazer a felicidade comercial de algumas povoações raianas, tais como Bragança, e, simultaneamente, o desastre nacional da colonização britânica.
Lá veio então outro conde para governador da província: o conde de Alvor, Bernardo Filipe Nery de Távora. E o que tem Alvor a ver com Trás-os-Montes perguntam vocês? Não sabem? Nem eu…!
(continua)


4 comments:

MANUPINK said...

OI AMIGO ! Q LINDAS FOTOS HIPER AMEIIIIIIIIIIII!

Jorge Pinheiro said...

Obrigado Manu.

daga said...

gosto muito da tua maneira de escrever História :) não fazia ideia da trabalheira que os espanhóis deram aos teus antepassados!!
beijinhos

Jorge Pinheiro said...

Uns chatos!